Encontro de Mulheres do SINTECT-SP: Fortalecendo a União e Definindo Caminhos

Notícia publicada dia 12/03/2024 18:43

Mais de 100 mulheres se reuniram durante 3 dias para debater temas cruciais e fortalecer a luta por direitos e igualdade no Encontro de Mulheres do SINTECT-SP, contando com a participação de representantes da FINDECT, CTB, UGT, do PCdoB, de movimentos sociais e políticos, além de delegadas sindicais, ativistas e cipeiras.

O Encontro de Mulheres do SINTECT-SP foi um evento marcante que reuniu mais de 100 mulheres ecetistas durante três dias intensos de debates e trocas de experiências. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo (SINTECT-SP), realizado na Praia Grande, o encontro teve como objetivo fortalecer a união das mulheres e definir estratégias para a luta por igualdade, empoderamento e respeito no ambiente de trabalho.

Dia 08/03/2024: Celebrando Conquistas e Enfrentando Desafios

A abertura do evento foi marcada por uma emocionante homenagem às mulheres, relembrando suas conquistas históricas e os desafios enfrentados diariamente. Michele Souza, diretora das mulheres do SINTECT-SP, expressou sua satisfação com o evento, destacando que “este encontro é um marco na nossa luta. Juntas, somos mais fortes e capazes de conquistar grandes avanços para todas as mulheres ecetistas.

Na primeira mesa de debates, dirigentes sindicais como Silvana Azevedo, diretora do SINTECT-SP, e Cleonice Caetano, vice-presidente da UGT, trouxeram suas análises sobre a conjuntura política, sindical e dos Correios. Os temas abordados incluíram a situação política nacional, os desafios enfrentados pela categoria e as perspectivas para o movimento sindical. Francisca Idalina, diretora do sindicato, também ressaltou a importância do encontro: “Foi uma oportunidade valiosa para discutirmos estratégias e fortalecermos nossa união em busca de condições dignas de trabalho.

No segundo dia, foram realizadas discussões sobre empoderamento feminino e auto-organização das trabalhadoras. O Coletivo Feminista Classista conduziu uma palestra enriquecedora, enfatizando a importância da mobilização pela igualdade de gênero, a valorização das mulheres nos Correios e a necessidade de combater o machismo no ambiente de trabalho.

Karoline Bandeira, psicóloga e palestrante do evento, compartilhou sua visão sobre a importância do encontro: “Participar deste evento foi uma experiência enriquecedora. Ver a força e determinação dessas mulheres é inspirador e mostra como estamos no caminho certo na busca por igualdade e justiça.

Dia 09/03/2024: Fortalecendo a Luta e Definindo Demandas

O segundo dia iniciou com a retomada dos debates, onde questões cruciais foram discutidas. Na mesa sobre saúde da mulher trabalhadora, liderada por Andrea Santos, coordenadora de saúde, foram debatidos temas como cuidados com a saúde, direitos trabalhistas relacionados à saúde e o acesso das mulheres ecetistas aos serviços de saúde.

Simultaneamente, a palestra da União Brasileira das Mulheres (UBM), representada por Kele Cristina, trouxe reflexões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Kele Cristina ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer a luta contra a violência de gênero. Joanne Mota, secretária da mulher do PCdoB municipal, enfatizou a necessidade de união das mulheres para superar os desafios enfrentados no ambiente de trabalho.

No último dia, as mulheres realizaram um debate intenso sobre a pauta de reivindicações relacionadas às mulheres, que serão enviadas para o Congresso da FINDECT e posteriormente discutidas nas negociações do acordo coletivo de trabalho de 2024. Francisca Idalina destacou a importância dessa discussão: “É fundamental que nossas demandas sejam ouvidas e levadas em consideração nas negociações futuras. Este encontro foi um passo importante nessa direção.

Parabenizo todas as mulheres trabalhadoras de São Paulo por sua incrível disposição de luta, organização, resistência e participação ativa nos debates essenciais do Encontro de Mulheres do SINTECT-SP. Discutir temas como feminicídio, combate à discriminação e outros pontos cruciais da pauta feminista demonstra nossa determinação em conquistar um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. Juntas, somos fortes e capazes de alcançar grandes avanços para todas as mulheres ecetistas.” – Telma Milhomem, Diretora das Unidades da FINDECT.

O Encontro de Mulheres do SINTECT-SP reafirmou o compromisso da categoria com a luta por seus direitos e um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. A participação ativa, a troca de experiências e a solidariedade entre as mulheres foram elementos fundamentais para o sucesso deste evento histórico. Acompanhe as próximas ações e mobilizações do SINTECT-SP e junte-se à luta por um futuro mais igualitário e respeitoso para todas as mulheres ecetistas. Unidos, somos capazes de alcançar grandes conquistas e transformações significativas em nossas vidas e na sociedade.