No Mês da Consciência Negra, SINTECT-SP participa da Marcha e organiza Encontro

Notícia publicada dia 22/11/2023 15:47

Tamanho da fonte:

► Como faz todo ano, e fiel ao princípio de defender os direitos dos trabalhadores e das minorias socais afetadas pela discriminação e pela desigualdade, o do SINTECT-SP organizou o Encontro da Questão Racial 2023 com o tema “Ubuntu – Eu sou porque você é!”.

► Também participou com diversos dirigentes e associados da 20ª Marcha da Consciência Negra “Duas décadas em marcha, com a força de Dandara e Zumbi, para resistir ao racismo e todas as opressões!”. Realizada no dia 20 de novembro na região central de São Paulo, a Marcha é uma mobilização essencial para dar visibilidade às questões raciais e reforçar as lutas por políticas afirmativas de igualdade racial!

Um Encontro importante para a categoria ecetista e todos os trabalhadores

O Encontro da Questão Racial 2023 foi um convite do SINTECT-SP para uma profunda reflexão sobre o significado do Dia da Consciência Negra. Junto com os participantes, os dirigentes do Sindicato buscaram mostrar que essa data é um marco para trazer a questão racial à tona à luz da história, realçando a luta por reparação e a incessante batalha contra o racismo!

O Secretário-geral do SINTECT-SP, Ricardo Adriane NegoPeixe, é um militante que está há muito tempo engajado na luta antirracista. Com o conhecimento e a experiência que acumulou, foi responsável pela organização do Encontro junto com o Diretor de Assuntos Raciais Nestor Doria, que também atua há muito tempo nessa causa.

NegoPeixe saudou os presentes ao Encontro da Questão Racial 2023 do SINTECT-SP expressando “profundo agradecimento a todos os participantes por enriquecerem esse diálogo essencial.” Para ele, “as experiências compartilhadas pelos trabalhadores nos debates foram fundamentais para pensar e propor ações efetivas contra o racismo e fortalecer a trilha para os caminhos de transformação, igualdade e justiça social.”

Nestor Dória enfatizou que o “debate focou no combate ao racismo existente em nossa sociedade”. Para ele, “as notáveis palestrantes Luciana Pena Morgado, que abordou as ações antirracistas para a promoção da equidade, e a Yalorixá Carol D’Ogun, que tratou da discriminação religiosa, destacaram a imperatividade de ações antirracistas para, juntos, enfrentarmos os desafios.”

Nestor afirmou ainda que o SINTECT-SP “continuará trabalhando incansavelmente para promover a equidade em nossa sociedade e na categoria ecetista, desafiando as estruturas discriminatórias que persistem em nossa realidade.”

Veja como foi o encontro da questão racial e a participação do SINTECT-SP na Marcha da Consciência Negra.

20ª Marcha da Consciência Negra de SP:

Confira as fotos do Encontro da Questão Racial 2023:

Compartilhe agora com seus amigos