Em Encontro promovido pelo SINTECT-SP, Mulheres Ecetistas debate desafios no ambiente de trabalho e na sociedade

Notícia publicada dia 28/03/2023 18:20

O chamado à luta contra o assédio moral e sexual nos Correios foi um dos que foram ressaltados e ecoaram no Encontro de Mulheres realizado na sexta, 24 de março, no auditório do Sindicato dos Eletricitários.

Combater o assédio moral e sexual, lutar por melhores condições de trabalho e em defesa da democracia foram os temas centrais dos debates do Encontro, que reuniu mais de 60 mulheres da categoria e lideranças sindicais e políticas.

As diretoras do SINTECT-SP Michele, Silvana, Francisca e o presidente Elias Diviza abriram o diálogo com uma reflexão sobre os desafios das mulheres frente ao assédio no ambiente de trabalho, e incentivaram as trabalhadoras a relatarem suas dificuldades e as situações que vivenciam.

Muitas companheiras se posicionaram sobre a realidade dos locais e das relações de trabalho, e sobre os temas apresentados pelas convidadas (ver abaixo).

O assédio moral/sexual, além das lesões causadas devido à sobrecarga e às péssimas condições de trabalho sofridas pelas trabalhadoras, saltaram como ponto crítico da conversa que foi a saúde mental e emocional das ecetistas.

A psicóloga Karol Bandeira cingiu todos os assuntos abordados pelas trabalhadoras, buscou elos e respostas individuais e conjuntas.

Palestras e debates

O evento contou com a participação de figuras femininas destacadas, solidificando a importância do conhecimento da realidade das trabalhadoras dentro dos Correios.

Entre as participantes estiveram Sirlene Assis, atual Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e Presidenta Nacional do Concelho de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas estaduais.
Ela trouxe a importância do autoconhecimento para as mulheres conseguirem se colocar e se impor perante o mercado de trabalho, que ainda tem enorme incidência de atos machistas e racistas.

Também participou do encontro Kele Cristina, representante da UBM, a União Brasileira de Mulheres. Ela enfatizou a importância da união das mulheres em situações de assédio e/ou violência, frisando a rotina de mulheres que trabalham e são mães e explicando como seria a rede de apoio às trabalhadoras e outras mulheres que convivem com elas, como amigas, vizinhas e familiares.

Lidia Correia, representante do PCdoB, falou sobre a importância da participação da mulher nas discussões sobre a sociedade, a força delas e a necessidade de exigir direitos como trabalhadoras.

Um Encontro valoroso

A Secretária das mulheres do SINTECT-SP, Michele, avalia que “o encontro foi preparado com amor e dedicação de todas as diretoras do SINTECT-SP. Agradecemos a presença de cada mulher da categoria ecetista. Foi um evento inesquecível e, mais uma vez, cumprimos com o compromisso e tradição de realizar o Encontro de trabalhadoras. Podem marcar na agenda que no ano que vem terá muito mais”.

SINTECT-SP lança o Espaço da Mulher Trabalhadora

O Espaço da Mulher Trabalhadora foi idealizado pela Dirigente Sindical Michele e pela Psicóloga Karoline Bandeira. Será um espaço voltado para as trabalhadoras da categoria terem atendimento, acolhimento e orientações frente aos desafios nos Correios.

Nele, também serão abordados assuntos envolvendo o mundo feminino e temas super atuais, identificados com a realidade das trabalhadoras e o combate ao assédio moral e sexual.

Assim, as Mulheres Ecetistas ganham o seu próprio espaço para refletir, expressar, sentir, denunciar, lutar e se empoderar.

O Sindicato conta com a contribuição de cada companheira para fazer do “Espaço da Mulher Trabalhadora” uma referência a ser seguido por todas as entidades sindicais.