Encontro Nacional da Mulher da CTB discute Reforma Política e questões de gênero

Notícia publicada dia 28/05/2015

Tamanho da fonte:

congresso_mulheres_ctb_673_sintect_5O SINTECT-SP participou, através de sua Diretora da Secretaria das Mulheres, Arlete Miranda, do 2° Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, de 22 a 24 de maio, em Brasília

O Encontro contou com palestras e debates sobre Reforma Política Democrática e Poder e Igualdade para as Mulheres, além do lançamento nacional da 5ª Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 11 e 12 de agosto deste ano.

Sobre a Reforma Política, o representante da Coalizão pela Reforma Política e Democrática Aldo Arantes destacou o papel das mulheres no cenário político do país. “O tema desse encontro está em sintonia com a realidade do momento, do que está acontecendo no Brasil. E as mulheres têm um papel decisivo na política e tem que participar efetivamente da discussão da Reforma Política e Democrática”, disse.

Arantes explicou que o objetivo da Coalizão é a defesa de um sistema que gere mais igualdade na disputa. “No sistema atual, ganha quem tem mais dinheiro. O sentido [da Coalizão] é democratizar. O financiamento democrático de campanha é o que a Coalizão defende. Defendemos o sistema proporcional, que é uma bandeira histórica dos trabalhadores, da esquerda no mundo”, afirmou ao destacar que “a CTB tem dado grande contribuição para o projeto da Reforma Política Democrática”. “Inclusive, a CTB foi muito impotante para o êxito da passeata que fizemos em Brasília”, se referindo ao movimento do dia 20 de maio.

congresso_mulheres_ctb_673_sintect_2

Aldo Arantes também ressaltou que é preciso pressionar o Congresso Nacional e fazer o debate. “Que as mulheres se unifiquem e fortaleçam o debate”, disse o palestrante que elogiou a “presença forte e combativa das mulheres trabalhadoras da CTB”.

congresso_mulheres_ctb_673_sintect_4

Além das palestras e debates, aconteceram simultaneamente dez oficinas que debateram os temas: Igualdade Racial, Feminismo e Juventude, Capitalismo e Patriarcado, Saúde da Mulher, Violência de Gênero, Mulher e Mídia, Mulher no Mercado de Trabalho (campo e cidade), Mulher e Sindicalismo, Organização do Trabalho Doméstico e Educação Não Sexista.

congresso_mulheres_ctb_673_sintect_3

A companheira Arlete, representante das ecetistas de São Paulo, participou da oficina Mulher no Mercado de Trabalho (campo e cidade), e contribuiu bastante com o debate e com as resoluções a partir da grande experiência que tem como trabalhadora dos Correios.

congresso_mulheres_ctb_673_sintect_1

Compartilhe agora com seus amigos