SINTECT-SP solicita urgência na implantação da entrega matutina e camisetas térmicas com proteção UV

Notícia publicada dia 25/09/2023 19:03

A Diretoria do Sindicato enviou ofício à direção da ECT com solicitação de urgência na implantação de medidas ligadas às alterações climáticas e à maior incidência de raios solares e calor, que avançam rapidamente em todo o planeta

A defesa e a proteção dos direitos dos trabalhadores, inclusive nos relacionados às condições de trabalho e aos problemas que elas podem provocar à saúde, é o papel central do Sindicato.

Nesse sentido, a Diretoria do SINTECT-SP solicitou urgência à direção da ECT na adoção de medidas protetivas para os trabalhadores. Eles estão relacionados ao calor, que terá recordes de temperatura nesse ano e nos próximos. E à emissão de raios solares, que sabidamente são fatores do câncer de pele e outros problemas, e está crescendo com a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global.

Essas medidas protetivas urgentes são:

► Implantação Imediata da Entrega Matutina em Toda a Base do SINTECT-SP: A entrega matutina é necessária para diminuir a exposição ao sol e ao calor, que são mais fortes no período da tarde. Essa medida protege a saúde e a vida dos trabalhadores e influencia na produtividade no trabalho.

► Fornecimento de Camisetas Térmicas com Proteção UV para os Trabalhadores: Camisetas térmicas adequadas, com proteção UV, para reduzir a exposição aos raios ultravioleta, são imprescindíveis para prevenir o câncer de pele e outros males.

► Restrição na Saída dos Carteiros para as Ruas nos Horários de Maior Incidência de Raios Ultravioleta: Dada a elevada incidência dos raios ultravioleta durante os horários mais quentes do dia, é fundamental que sejam implementadas restrições à saída dos carteiros para as ruas durante esses períodos críticos.

► Campanhas Educativas e distribuição de informativos para Orientação dos Trabalhadores sobre Prevenção e Proteção Solar: São necessárias para oferecer orientações sobre como se prevenir e se proteger do sol diante das altas temperaturas. Serão compartilhadas também informações adicionais sobre cuidados essenciais a serem tomados para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

O SINTECT-SP reafirma a importância dessas medidas, por questões trabalhistas e humanitárias, e requer urgência na implantação dessas medidas.

Ofício nº 2884/2023 – Solicitação Urgente para Implementação da Entrega Matutina e Medidas de Proteção aos Trabalhadores dos Correios