FINDECT DENUNCIA MENTIRAS DA DIREÇÃO DOS CORREIOS E BUSCA APOIO DE DEPUTADOS E SENADORES

Notícia publicada dia 11/05/2018 13:01

Federação exige apresentação de balanço financeiro completo, e a interrupção do estudo que envolve fechamento de unidades e demissões motivadas

Nos últimos dias, uma enxurrada de informações e notícias, nos principais veículos da mídia nacional, tem gerado apreensão nos Trabalhadores dos Correios. Após o vazamento de  documento em que estão declaradas as maldades da atual gestão – como o fechamento de 513 agências, e demissão de mais de 5000 funcionários, o Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que os Correios apresentaram lucro no ano de 2017. Frente ao terrorismo na gestão da Empresa, sob o comando do PSD, a FINDECT denunciou os posicionamentos recentes da direção e solicitou o apoio imediato dos Deputados e Senadores.

A notícia da decisão que envolve o fechamento de agências e demissões motivadas foi recebida com grande preocupação pelos Trabalhadores, e também pela população. Isso porque ela deixa clara a intenção do governo em sucatear para privatizar. Além disso, a informação envolvendo os resultados financeiros da Empresa levantou grandes polêmicas, como a suposta maquiagem de informações, e manobras contábeis que levaram ao alegado déficit, nos anos anteriores, e o suposto resultado positivo em 2017.

Para entender o rumo que as ações dentro da Empresa tem tomado, é importante mirar o passado. No último dia 6, completaram 21 anos da venda da Vale do Rio Doce (hoje apenas Vale). O valor da venda foi de 3,3 bilhões de reais, quando somente as suas reservas minerais eram calculadas em mais de R$ 100 bilhões à época. O prejuízo astronômico ficou para a população brasileira, que assiste novamente a investida do capital internacional no Brasil.

A categoria não pode, e nem vai assistir, de braços cruzados, o desmonte e as ameaças ao futuro dos empregos, e de todas as conquistas históricas de direitos e benefícios. Por isso, a Federação protocolou ofício na câmara dos Deputados, e no Senado Federal, solicitando audiência pública e reativação da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Correios.

CONFIRA O OFÍCIO PROTOCOLADO NA CÂMARA

“Neste momento político, o apoio de parlamentares é de grande importância. Estamos em ano eleitoral, a população está de olho nas ações de seus representantes. A ameaça aos Correios coloca em risco a soberania do Estado brasileiro, e gera enormes prejuízos a todos os cidadãos”, afirma o Presidente da FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara.

Além disso, a Federação também solicitou, através de ofício, a apresentação das demonstrações financeiras do exercício de 2017. “Somente com este documento, aprovado por 3 votos a 1 na reunião do Conselho de Administração, em nossas mãos, poderemos analisar e avaliar qual a “mágica” realizada pela gestão da Empresa”, reforça Gandara.

CONFIRA O OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

PARLAMENTARES DEMONSTRAM APOIO À CATEGORIA ECETISTA:

A Federação, e os Sindicatos filiados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão), buscaram o diálogo com deputados e senadores. Durante a semana, os políticos utilizaram de seu tempo na tribuna para defender os interesses dos trabalhadores, e repudiar as ameaças de cortes e demissões. O Deputado Orlando Silva (PCdoB), por exemplo, questionou os objetivos da gestão dos Correios.

Há claramente um processo de sucateamento da empresa. (…) Nos últimos dois anos perdemos 10 mil trabalhadores dos Correios, com o fechamento de 513 agências, mais de cinco mil trabalhadores serão postos no olho da rua. (…) O mesmo Michel Temer que desmonta o Estado brasileiro, privatizando empresas estratégicas para o desenvolvimento nacional, tenta destruir os Correios (…) Há uma luta, há resistência dos trabalhadores dos Correios de todo Brasil e esse ataque será respondido com mais mobilização, mais luta, talvez com mais greves”, disse o parlamentar.

CONFIRA O OFÍCIO SOLICITANDO A INTERRUPÇÃO DO FECHAMENTO DE AGÊNCIAS

O Deputado Leonardo Monteiro (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, também manifestou apoio aos Trabalhadores, e se mostrou solidário ao momento que vive a categoria ecetista. O parlamentar protocolou dois requerimentos de audiência pública nas Comissões de Trabalho e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

Ainda, o Senador Paulo Rocha (PT), recebeu com atenção o ofício da FINDECT solicitando a reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar. Na última quarta-feira, o parlamentar utilizou da Tribuna para também manifestar o apoio aos mais de 100 mil Trabalhadores, e comprometeu-se com o apoio do Senado contra o fechamento das mais de 500 agências.

7º CONGRESSO DA FINDECT DEBATERÁ AÇÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS:

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, a Diretoria da FINDECT estará reunida para a análise da conjuntura nacional, e da realidade dos Correios. Neste momento, estarão reunidos representantes dos Trabalhadores de todo o país, com o objetivo de construir a pauta de reivindicações e tirar encaminhamentos e ações a serem tomadas este ano.

O congresso é o momento de unirmos, ainda mais, as forças, e definir os melhores caminhos a serem seguidos pela categoria. Diante do avanço da política neoliberal, e da importância das eleições em outubro, os Trabalhadores Ecetistas serão, como sempre, ponta de lança na luta pela manutenção das conquistas, e avanço nas vitórias!” – finaliza o Vice-presidente da FINDECT, Elias Cesário – Diviza.

Confira os vídeos com as falas do Deputado Orlando Silva, e do Senador Paulo Paim, em defesa dos Trabalhadores dos Correios:

Fonte: Findect