FINDECT REFORÇA LUTA NO DIA MUNDIAL DOS CORREIOS

Notícia publicada dia 09/10/2020 12:42

O Dia Mundial dos Correios é comemorado todos os anos no dia 9 de outubro, o aniversário da criação da União Postal Universal (UPU) em 1874 na capital suíça, Berna.

A Diretoria da FINDECT e Sindicatos filiados ressalta que essa data de importante reflexão e luta, tem como objetivo criar consciência sobre a essencialidade e papel fundamental do serviço postal na vida cotidiana das pessoas e das empresas e sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico dos países.

A celebração incentiva os países membros para realizar as atividades do programa destinadas a gerar uma maior consciência sobre o papel e as atividades de sua Mensagem entre o público e a mídia em escala nacional.

O serviço postal estatal provou mais uma vez nessa Pandemia de covid-19 a sua importância, comprovou que nenhuma empresa privada tem a logística, qualidade e estrutura que os Correios brasileiro.

Nenhuma empresa privada conseguiu com excelência entregar produtos extremamente essenciais a toda população nos 5570 municípios brasileiros.

Infelizmente, o atual governo de Jair Bolsonaro põe em prática o maior desmonte e crime contra a nação brasileira ao propor a privatização e liquidação dos Correios após julgamento do Dissídio da categoria que em conluio com o judiciário excluiu 50 cláusulas do acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores que se mostraram essenciais nessa Pandemia, muitas vezes sem nem contar com o devido equipamento de segurança e proteção.

A importância dos Correios no Brasil

A instituição da atividade postal regular no Brasil se deu em 25 de janeiro de 1663 quando foi criado os Correio-mor do Brasil.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT só foi criada no ano de 1969 na tentativa de modernizar o serviço postal.

Essas mudanças buscavam atender às novas necessidades de uma clientela que precisava de um serviço mais ágil e rápido de trocas de correspondências. Assim, a ECT se desenvolveu, se agigantou e passou a oferecer produtos e serviços que correspondem a realidade e as necessidades de seus clientes.

E atualmente existem pelo menos uma unidade dos Correios em cada um dos 5.570 municípios brasileiros. Os Correios constitui um importante fator de integração nacional pela natureza dos serviços que presta, isto é, por proporcionar trocas tanto entre os grandes centros urbanos, quanto nos lugares os mais remotos e de difícil acesso.

A Empresa de Correios e Telégrafos possui uma forte presença na vida de todos os brasileiros que contam com mais 10 mil agências, se tornando algo imprescindível no dia-a-dia das pessoas e empresas.

Curiosidades

E somente em 1929 foi elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios.

No Brasil, no ano de 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos – o DCT, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. E no mesmo ano, criou-se o Correio Aéreo Militar, que deu origem ao Correio Aéreo Nacional, permitindo a remessa de correspondências a lugares quase inatingíveis.

Defender os Correios Estatal, 100% público e de qualidade é dever de todos brasileiros. Defender a empresa que integra toda população e municípios é defender a soberania do Brasil e do seu povo. Diga não à privatização dos Correios!

FINDECT e Sindicatos filiados em defesa dos trabalhadores dos Correios!