FINDECT sai fortalecida de seu 2º Congresso

Notícia publicada dia 30/06/2013 16:22

Em um Congresso representativo e vitorioso, entraram em debate Campanha Salarial, pauta de reivindicações, conjuntura econômica e política, questões da mulher e racial e Direção da FINDECT.

O 2º Congresso da FINDECT foi realizado nos dias 14 e 15 de junho, em Santa Isabel, São Paulo. Contou com a participação de delegações dos Sindicatos Unificados, filiados a esta federação. São eles os Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Os debates foram intensos, realizados de forma democrática e participativa. E a vontade de acertar na representação, organização e mobilização da categoria esteve presente todo o tempo.

As mesas e debates foram:

Conjuntura econômica – O técnico do DIEESE, Roberto Japa, apresentou indicadores da situação econômica do país neste momento em que se inicia a campanha salarial 2013 da categoria. Também mostrou estudos relacionados às reivindicações da categoria, como o custo das refeições fora de casa na maioria das cidades do país, para dar suporte ao debate sobre o reajuste do vale refeição. O DIEESE, através de seu técnico, acompanhará a FINDECT nas negociações da pauta de reivindicações deste ano.

Conjuntura política – Diversos companheiros presentes ao Congresso tomaram a palavra para tecer considerações sobre ações do governo. Ao lado do reconhecimento dos avanços começados com o governo Lula e continuados no governo Dilma, como a forte diminuição do desemprego e o aumento da renda dos trabalhadores, não faltaram críticas a ações consideradas impróprias a um governo popular e democrático, como as concessões de rodovias, aeroportos e poços de petróleo, assim como a falta de diálogo com os movimentos sociais. Muitas intervenções buscaram analisar o desenvolvimento da onda de manifestações que se alastraram pelo país, iniciadas reivindicando a redução da tarifa dos transportes, assumindo posteriormente legítimas bandeiras como a exigência da melhoria da saúde e educação públicas, dentre outras.

Anistia – O Companheiro Anderson Pacheco apresentou um quadro abrangente sobre a luta pela anistia nos Correios. Discorreu sobre toda a legislação que dá suporte aos pedidos e processos de anistia, sobre o que aguarda decisão governamental e judicial, sobre os resultados da luta até agora e perspectivas futuras.

Postalis – O Companheiro Rogério Ubine, que já foi membro do Conselho Deliberativo do Postalis, apresentou a situação econômica do órgão e explicou a diferença entre os planos, assim como a importância da luta por sua democratização e transparência, para evitar desmando e irregularidades que podem levar a grandes prejuízos aos trabalhadores.

Questão da Mulher

Companheiras de todos os Sindicatos formaram uma mesa qualificada. A companheira Arlete Miranda, carteira e Secretária da Mulher da CTB, e a advogada do Sindicato Mabel representaram as companheiras de São Paulo. Todas as presentes na mesa tomaram a palavra, e de forma marcante lembraram as diferenças entre homens e mulheres e a importância da luta pela igualdade de direitos. Solicitaram ainda o apoio aos companheiros para suas lutas, levantaram reivindicações e assumiram o compromisso de realizar um grande trabalho em favor das mulheres da categoria.

Questão Racial – O companheiro Ricardo Adriane, o Peixe, Secretário Geral do SINTECT-SP, dirigiu a mesa do debate sobre a Questão Racial. Para compô-la, ele convidou dirigentes de todos os Sindicatos, responsáveis pelos trabalhos relacionados à Questão Racial. Peixe falou sobre o tema, resgatando a história da construção da desigualdade e da discriminação racial no Brasil. Levantou leis que criminalizam o ato de racismo e defendeu a adoção de cotas raciais nas universidades, como uma forma de reparação a um povo que, historicamente, teve menos oportunidade. Ao final, Peixe foi eleito Secretário da Questão Racial da FINDECT.

Pauta de reivindicações – A pauta de reivindicações foi construída a partir das reivindicações não atendidas no ano passado e das contribuições colhidas na base de cada Sindicato. O SINTECT-SP publicou um formulário seu no Jornal para os trabalhadores anotarem e enviarem suas propostas. Ao final dos debates, foi elaborada uma pré-pauta que será debatida e aprovada em cada Sindicato, fechada e entregue à ECT pela Diretoria da FINDECT. Esta pauta conterá todas as questões fundamentais para a categoria, como o reajuste salarial, a melhoria do convênio médico e a revogação do Postal Saúde, o combate aos assaltos, a melhoria das condições de trabalho, reajuste do vale refeição, etc.

Diretoria da FINDECT – Ao final do Congresso, foi eleita a Diretoria que será responsável pela consolidação da FINDECT no próximo ano. Entre suas atribuições estará a condução da Campanha Salarial 2013-2014. Entre seus membros, há 4 companheiros de São Paulo: Elias Cesário, o Diviza, Ricardo Adriane, o Peixe, Vagner do Nascimento, o Guiné, e Douglas Melo.

Para maiores informações sobre o Congresso, a Diretoria e a estrutura da FINDECT, acesse o site da federação clicando neste link