INFORME DOS SINDICATOS UNIFICADOS

Notícia publicada dia 06/08/2012 11:54

Tamanho da fonte:

CAMPANHA SALARIAL 2012-2013

SINDICATOS UNIFICADOS

(SINTECT/SP, SINTECT/RJ, SINDECTEB/BRU e SINTECT/TO)

Companheiros e Companheiras Ecetistas,

Vivemos um momento muito importante em nossas vidas. Um processo de reorganização da categoria em nível nacional. O modelo antigo estava engessado e perdera a capacidade de promover avanços e de dar resposta aos problemas e demandas dos Ecetistas.

Juntos, conseguimos a primeira vitória! Asseguramos o direito de os Ecetistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Tocantins estarem na mesa de negociações através de seus representantes eleitos. E não poderia ser diferente, pois jamais permitiríamos que alguém (seja a empresa, a federação, o governo, partidos ou correntes políticas) impedisse o exercício da liberdade sindical e o direito de o sindicato defender os interesses dos trabalhadores, conforme está determinado no artigo 8º da Constituição Federal (incisos III e VI).

Quanto à Federação (Fentect), só temos a lamentar o comportamento de seus dirigentes. Os sindicatos têm plena liberdade para se filiarem ou para se desfiliarem. A lei sequer obriga que um sindicato se filie ou se mantenha filiado a uma federação (artigo 8º da CF/88 e artigo 534 da CLT). Até porque a federação é uma organização de sindicatos e não de trabalhadores. O sindicato sim, que é de base, é uma organização de trabalhadores. O sindicato tem plena autonomia e está protegido pela lei de qualquer intervenção ou ingerência seja do governo, de partidos ou correntes políticas. A postura da Fentect, ao tentar “intervir” nos sindicatos é ilegal e se caracteriza por prática antissindical e, portanto, inaceitável. É uma afronta à organização sindical brasileira e à legislação e viola, inclusive, o artigo 2-1 da Convenção 98 da OIT.

De volta ao essencial, a campanha salarial é um dos momentos mais relevantes para os trabalhadores e exige responsabilidade e compromisso de todos, especialmente dos Dirigentes sindicais. Por isso, chamamos à atenção dos Ecetistas, delegados sindicais e Dirigentes de todo país. O momento exige compromisso com os trabalhadores e não com partidos ou correntes políticas. Esta campanha salarial deve ser pautada pela responsabilidade e pelo respeito à lei. Não pactuaremos com qualquer conduta irresponsável que possa trazer prejuízos aos Ecetistas e iremos denunciá-las nos fóruns e instâncias competentes.

A negociação coletiva está em seu curso regular e assumimos o compromisso de debater amplamente as propostas com a base. Toda proposta que venha surgir da mesa de negociação será levada às Assembléias para aprovação ou não.

Portanto, conclamamos todas as companheiras e companheiros para se engajarem nessa importante campanha salarial e para participarem ativamente de todas as Assembléias. A primeira delas ocorrerá no dia 09 de agosto (quinta-feira).

Estamos no caminho certo. Unidos, com muita garra e responsabilidade, asseguraremos novas conquistas! Saudações sindicais à todas e a todos!

Elias Cesário de Brito Jr (DIVIZA)

Presidente do SINTECT/SP

Ronaldo Ferreira Martins (RONALDÃO)

Presidente do SINTECT/RJ

José Aparecido Gimenes GANDARA

Presidente do SINDECTEB/BRU

José Aparecido RUFINO

Presidente do SINTECT/TO

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS

 

Compartilhe agora com seus amigos