SINTECT-SP e FINDECT buscam apoio internacional para defesa do Correio público e da categoria

Notícia publicada dia 06/05/2022 10:36

Tamanho da fonte:

Em encontro mundial realizado na Bélgica, o Presidente do SINTECT-SP Elias Diviza e Ronaldo Leite, diretor de relações internacionais da FINDECT, levaram documento da Federação buscando solidariedade e apoio em defesa do Correio Público, que foi assinado pela dirigente máxima da União Postal Internacional (UNI Postal e Logistica) Cornélia Berger!

Quanto mais apoio e compromisso em defesa do Correio público e dos direitos da categoria, melhor. Foi nesse sentido que o SINTECT-SP levou carta compromisso a Lula e Kassab, e ambos assinaram, e vai levar a outros presidenciáveis e líderes partidários.

Com o mesmo objetivo Elias Diviza e Ronaldo Leite, representaram a FINDECT e a categoria em reunião da Aliança Global da DPD Geopost realizada na cidade de Bruxelas, Bélgica, nos dias 26 e 27 de abril.

O convite para participar veio da UNI Postal , que custeou as despesas de passagem e hospedagem. A reunião teve a participação de representantes de sindicatos dos seguintes países: França, Portugal, Irlanda, Suíça, Indonésia, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Brasil.

Diviza avalia que encontro foi importante e fortaleceu ainda mais a luta da categoria ecetista contra a venda dos Correios. “A diretoria do SINTECT-SP está mobilizada e tem como prioridade trabalhar para dialogar com os parlamentares, candidatos e todo movimento que defenda os Correios públicos, fomos à TV defender a categoria em rede nacional e agora conseguimos o apoio de representantes de vários países, isso reforça ainda mais a luta e demonstra que com apoio e reconhecimento dos trabalhadores estamos indo no caminho certo: Barrar a privatização e garantir os empregos da categoria é a nossa prioridade!, concluiu Elias Diviza.

A UNI Postal é a organização internacional das entidades representativas dos setores postal e de logística. Já a Aliança Global da DPD Geopost , que organizou a reunião, é uma grupo mais abrangente organizado a partir do acordo coletivo global firmado entre o grupo DPD Geopost e o Comitê de Empresa Europeu, firmado em 2013 por padrão mínimo de relações entre a empresa e os trabalhadores.

Veja ao final desse texto 10 pontos do acordo.

Cornélia Berger, dirigente máxima da UNI Postal assina compromisso de defesa dos Correios brasileiros com a Findect

Defesa dos trabalhadores

O principal objetivo do encontro foi levantar as relações de trabalho nos diferentes países e mecanismos de defesa de direitos. Isso é necessário frente à subcontratação, à precarização, à dificuldade de se organizar e outros problemas originados da organização atual do capitalismo.

Nos Correios isso pode ser visto na retirada de direitos, na ausência de concurso, na falta de funcionários e na tendência crescente a contratações precarizadas e do tipo de aplicativos de entrega, que estão cada vez mais dominantes na área de transporte e em outras da empresa.

Compromisso da UNI Postal e Logística com o Correio Público

Os representantes da FINDECT levaram o debate sobre a importância dos Correios brasileiros continuarem públicos e a luta contra a ameaça de privatização.

O documento e o compromisso com a luta em defesa do Correio Público foi assinado pela dirigente máxima da UNI Postal Cornélia Berger. Ela reafirmou o apoio da UNI e também informou que o tema da importância dos Correios Públicos será objeto de discussão da 6º Conferência da UNI Américas Postal e Logística, que se realiza nos dias 12 e 13 de Setembro no Rio de Janeiro – Brasil – e reunirá representantes dos trabalhadores de vários países das Américas.

O acordo global entre DPD Geopost e o Comitê de Empresa Europeu trata, em síntese, dos 10 pontos abaixo relacionados:

1) As cláusulas do acordo coletivo estabelecem um padrão mínimo para as relações entre os trabalhadores e a empresa nos países em que ela atua. Poderão ser estabelecidas outras cláusulas específicas nos países onde atua:

2) Direito à negociação coletiva para a solução de conflitos;

3) Não discriminação. Mulheres e homens terão as mesmas oportunidades, sem que importe a origem étnica, cor da pele, gênero, crenças religiosas, nacionalidade, orientação sexual;

4) Liberdade de filiação sindical;

5) Não haverá trabalho análogo à escravidão ou trabalho infantil na Geopost;

6) Direito de o trabalhador reclamar sem que sofra represálias por isso;

7) Cumprimento das leis internacionais de saúde e segurança no trabalho;

8) A remuneração e os horários de trabalho serão estabelecidos pelos requisitos legais de cada país onde está localizado ou aos acordos coletivos locais;

9) A Geopost procurará não fazer demissões, mas quando estas demissões forem inevitáveis, as empresas do grupo deverão negociar com as entidades, cumprindo a legislação do país afetado ou o acordo coletivo local;

10) O acordo tem vigência em todos os países cobertos pelo acordo do Comitê de Empresa Europeu.

Documento da Findect assinado em inglês

Documento da Findect assinado em português

Compartilhe agora com seus amigos