Justiça bloqueia bens de executivos do Postalis

Notícia publicada dia 08/07/2015 12:31

Ministério Público questiona negócio feito com terreno em Cajamar, onde está localizado o complexo logístico dos Correios, comprado pelo Postalis de empresários do setor imobiliário; 20 pessoas tiveram bens bloqueados no valor de até R$ 196 milhões

A Justiça Federal de São Paulo determinou o bloqueio dos bens de 20 pessoas ligadas ao fundo de pensão dos funcionários dos Correios (Postalis) e a empresas do setor imobiliário que negociaram um terreno para a construção de uma central logística da estatal na cidade de Cajamar, em São Paulo. O bloqueio será feito até o valor total de R$ 196 milhões, segundo despacho judicial enviado a Juntas Comerciais e ao Banco Central.

Ful banner postalis

Entre os executivos do Postalis que tiveram os bens bloqueados está o atual presidente do fundo, Antonio Carlos Conquista, que já foi do fundo de pensão da Petrobrás e foi indicado ao cargo pelo PT, a convite do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro. A lista ainda inclui o presidente do Conselho, Ernani Coelho, também indicado pelos Correios ao cargo, e o diretor administrativo, Roberto Macedo de Siqueira Filho. Também estão na lista ex-diretores como Ricardo Oliveira Azevedo, da área financeira, que foi indicação do PMDB, e Sinécio Greve, de seguridade.

A determinação do bloqueio foi dada em um processo de improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Federal de São Paulo. O processo corre desde meados de junho, em segredo de Justiça. Segundo apurou o Estado, o processo se refere à compra do terreno de Cajamar pelo Postalis em 2012, pelo valor agora bloqueado por decisão judicial. O Ministério Público pede ainda no processo que seja anulada a compra e a venda do terreno.

centro_logistica_correios_cajamar_673_sintect

Os empresários que fizeram o negócio imobiliário também tiveram seus bens bloqueados. Um deles é Luiz Fernando Pires, sócio da construtora mineira Mascarenhas Barbosa Roscoe e proprietário original do terreno. Outro nome é o do advogado Marcelo Bicudo, representante da Latam Real State, com sede na Nova Zelândia, que vendeu o terreno ao Postalis, e a própria Latam.

As suspeitas em torno da operação se deram porque a Latam atravessou o negócio do Postalis. O fundo de pensão estava negociando a área de 117 mil metros quadrados em Cajamar diretamente com o empresário Luiz Fernando Pires. De acordo com reportagem da revista Época de novembro do ano passado, o Postalis estava disposto a pagar R$ 194 milhões pelo terreno. Mas Pires o vendeu por R$ 150 milhões à Latam Real State, que mais tarde o teria vendido pelo valor inicial oferecido pelo Postalis ao próprio fundo.

O advogado Rubens Bombini, sócio de Marcelo Bicudo, explica que a diferença se deu porque a Real State construiu o galpão hoje usado pelos Correios. Mas não soube dizer quem são os sócios da empresa da Nova Zelândia e explicou que Bicudo estava em férias e por isso não poderia responder.

Os envolvidos não foram ainda notificados pela Justiça, nem mesmo que estão envolvidos em um processo de improbidade administrativa. Por telefone, o presidente do Postalis, Antonio Carlos Conquista, disse que a negociação da área em Cajamar começou em 2010, portanto, antes de ele assumir a presidência do fundo. A aprovação do negócio se deu na sua gestão, mas calcada, segundo ele, em laudos que confirmavam o valor justo do negócios. “E, como ultrapassava 5% do patrimônio do fundo, foi levado à apreciação do Conselho”, disse ele.

O presidente do Conselho do Postalis, Ernani Carneiro, disse que o negócio tem um bom rendimento para o fundo, apesar do atraso. O fundo estimou que o centro logístico entraria em operação em 2013, mas só neste ano o complexo foi entregue. Em resposta à revista Época, em novembro do ano passado, os Correios afirmaram que o atraso se deu por causa de ajustes pedidos pela estatal.

Os ex-diretores do Postalis não foram encontrados pela reportagem para comentar o caso e o empresário Luiz Fernando Pires não respondeu as ligações. Os presidentes da diretoria e do Conselho do fundo não souberam informar se o imóvel está registrado com ganhos ou perdas no balanço de 2014, que ainda não foi divulgado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Vale ressaltar que toda ação do Ministério Público se deu após denuncia do SINTECT/SP e da FINDECT e que seguimos acompanhando todos os desdobramentos do fato. Além disso em breve estaremos disponibilizando pagina em nosso site com todo histórico e notícias publicadas sobre o Postalis para que o trabalhador entenda melhor como começou todo este problema que afeta em muito a vida do trabalhador.

Fonte: Estadão Economia