EDUARDO KOBRA HOMENAGEIA TRABALHADOR DOS CORREIOS COM EXPOSIÇÃO NA AVENIDA PAULISTA

Notícia publicada dia 14/05/2022 15:50

Parceria do SINTECT-SP e UGT com o artista KOBRA leva para a avenida mais famosa do Brasil uma das maiores exposições ao ar livre do mundo; até o 31 de maio um quilômetro da ciclovia da principal artéria da cidade, a Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas, celebrará os trabalhadores no projeto “Os 200 Anos da Independência e Nós, Trabalhadores”.

O SINTECT-SP tem buscado ampliar a visibilidade e importância dos trabalhadores dos Correios em todos meios possíveis, no 1º dia de maio foi feita uma inserção em cadeia nacional na data importante e memorável para os trabalhadores: o Dia dos Trabalhores.

E agora em nova campanha, quem vier a São Paulo e estiver passeando pela Av. Paulista, próximo ao Conjunto Nacional, terá uma surpresa agradável: uma exposição completa do renomado artista brasileiro Eduardo Kobra, em homenagem à classe trabalhadora.

O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza juntamente com o presidente da UGT, Ricardo Patah foram em busca de apoio e o artista Eduardo Kobra abraçou a causa e o movimento faz parte da 8ª edição da Exposição da Paulista. “A importância deste trabalho sobre a nossa profissão e colocar em evidência os trabalhadores dos Correios e a importância dos Correios público é fundamental”, afirmou Elias Diviza.

A iniciativa da União Geral dos Trabalhadores – UGT e do SINTECT-SP é importantíssima, pois ressalta a importância e essencialidade dos trabalhadores de diversas categorias, além da ecetista. O tema escolhido para 2022 foi: Os 200 Anos da Independência e Nós, Trabalhadores.

A exposição é coordenada pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT e pela Maná Produções, Comunicações e Eventos, a Exposição da Paulista estará durante todo o mês de maio ocupando um quilômetro da ciclovia da principal avenida da cidade e do Brasil, a Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.

“Você pode pegar uma lupa e analisar quadros e pinturas da Proclamação da Independência e não vai encontrar nenhum trabalhador nelas. Estão lá membros da corte, serviçais e escravos. Nenhum deles remunerados”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT, que julga oportuno o momento para este reconhecimento. De lá para cá pouca coisa mudou no que tange a essa representatividade.

A parceria da UGT com o SINTECT-SP, através dos painéis de Kobra, presta seu tributo àqueles que fazem a máquina das cidades funcionarem, dando protagonismo aos trabalhadores, ideia que surgiu do próprio artista a partir do convite para a exposição. Serão 30 categorias homenageadas – selecionadas pela UGT e pelo artista, que em 30 painéis, Kobra abusa de sua peculiar técnica, unindo fotografias dos trabalhadores e citações de obras clássicas, em uma releitura cheia de cores.

“O sindicato de São Paulo está de parabéns pela ótima iniciativa, passei pela Avenida Paulista com minha família e ver a imagem do carteiro exposta numa das vias mais importantes do país é algo fantástico, dentre todas as campanhas essa foi a que mais surtirá efeito em defesa da categoria e dos Correios públicos”, afirmou o trabalhador do CEE Jaguaré, Edevaldo Nunes da Mata (Gato Félix).

Além da figura do Carteiro representando os trabalhadores dos Correios, as homenagens seguem com a do bancário, do caminhoneiro, da catadora, da cobradora, da comerciária (repositora), construção civil, do Chef de Cozinha e garçom, do trabalho doméstico, da enfermeira, do frentista, do ferroviário, do joalheiro, do fotógrafo, dos garis, dos motoboys, dos motoristas de aplicativo e taxi, do padeiro, do petroleiro, do metalúrgico, do porteiro de hotel, do professor, dos profissionais da telefonia e do telemarketing, do trabalhador rural, até do piloto de avião.

SINTECT-SP sempre presente!