7ª Marcha das Margaridas 2023: Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!

Notícia publicada dia 15/08/2023 14:42

Mulheres de todo o Brasil, incluindo as trabalhadoras dos Correios através dos sindicatos filiados à FINDECT, se preparam para a grandiosa 7ª Marcha das Margaridas em Brasília, reafirmando a resistência feminina e abraçando os diversos Eixos Políticos que orientam essa mobilização.

A FINDECT cobrirá o evento e trará detalhes sobre essa importante atividade. A diretora das Mulheres da FINDECT, Telma Milhomem, e demais dirigentes e trabalhadoras dos Correios estarão presentes, contribuindo para fortalecer o movimento e suas reivindicações.

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF, acontecerá a 7ª Marcha das Margaridas, a maior ação política de mulheres da América Latina. Serão mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades reunidas na capital do Brasil. A abertura oficial será às 17h desta terça-feira (15) no Pavilhão do Parque da Cidade, e contará com a presença de convidados e autoridades, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; e ministros e ministras do governo.

Ainda estamos em construção, mas em breve estaremos nas ruas de Brasília, para mostrar nossa resistência. Durante os últimos anos, nós vivemos momentos sombrios e de muitas incertezas, atravessadas por um projeto político de morte, onde atuamos incansavelmente em defesa da vida, construímos nossas histórias, protagonizamos a luta em defesa dos nossos direitos, resistimos e procuramos formas de nos organizar a partir de questões do nosso cotidiano. Nós mostramos que há resistências!

Em 2023, vamos juntas retomar a política, reconstruir esse Brasil e realizar a nossa grandiosa 7ª Marcha das Margaridas, e por isso nosso lema esse ano é PELA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL E PELO BEM VIVER!

Os Eixos Políticos que nos mobilizam refletem a abrangência das demandas femininas e das questões que afetam a sociedade como um todo:

Democracia participativa e soberania popular.

Poder e participação política das mulheres.

Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética.

Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios.

Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional.

Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática.

Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda.

Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo.

Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária.

Universalização do acesso à internet e inclusão digital.

Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo.

Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade.

A 7ª Marcha das Margaridas é um movimento poderoso que une mulheres em busca de um Brasil mais justo e solidário, representando não apenas a luta por igualdade de gênero, mas também as aspirações por direitos humanos, justiça social e ambiental. Com a participação ativa das trabalhadoras dos Correios através dos sindicatos filiados à FINDECT, o evento reforça a importância da união feminina para transformar o presente e construir um futuro de dignidade e igualdade para todas. A secretária de mulheres da FINDECT, Telma Milhomem e demais dirigentes, unidas às trabalhadoras dos Correios, estarão presentes, contribuindo para fortalecer o movimento e suas reivindicações.

Acesse AQUI o site oficial da Marcha das Margaridas (Marcha das Margaridas 2023 )

Fonte: Findect