Agosto Lilás: Unindo forças contra a violência à Mulher – SINTECT-SP na luta pela Igualdade e Proteção

Notícia publicada dia 04/08/2023 17:22

No mês de agosto, a campanha “Agosto Lilás” ganha destaque como uma importante iniciativa na luta contra a violência doméstica e familiar no Brasil. O SINTECT-SP estará participando ativamente, juntamente com movimentos sociais e sindicatos, na promoção de ações, debates, palestras e atividades educativas. O objetivo é conscientizar a categoria sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher e celebrar a criação da Lei Federal 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha representa um marco histórico na proteção dos direitos das mulheres vítimas de violência. Com o nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que lutou por justiça após ser vítima de tentativas de homicídio por seu próprio marido, a legislação trouxe importantes avanços ao estabelecer mecanismos de prevenção, assistência e proteção para as mulheres em situação de violência doméstica.

Michele Souza, diretora das Mulheres, enfatiza a relevância da campanha Agosto Lilás ao afirmar que “é fundamental unir esforços no enfrentamento e combate à persistente violência contra a mulher em nossa sociedade, celebrando a Lei Maria da Penha como uma poderosa ferramenta de proteção. No âmbito do Sindicato, nossa luta em defesa das mulheres é incansável, trabalhando para conscientizar a sociedade, empoderar as mulheres e construir um futuro mais igualitário e humano, onde a violência não tem lugar e a justiça prevalece.”

A campanha Agosto Lilás se estende ao longo do mês, promovendo diversas ações de sensibilização, debates, palestras e atividades educativas. Por meio de parcerias com sindicatos, coletivos feministas, movimentos sociais e instituições públicas, o SINTECT-SP e a FINDECT trabalham incansavelmente para construir uma rede de apoio sólida, acolhendo e auxiliando as mulheres em situação de violência.

Distribuição de materiais informativos, realização de debates e rodas de conversa, campanhas de conscientização em redes sociais e mídias digitais fazem parte das ações promovidas pela campanha. O objetivo é conscientizar a todos sobre a relevância de uma cultura de respeito, igualdade e tolerância zero para a violência contra a mulher.

Ao somar esforços com a sociedade civil, movimentos sociais e nos sindicatos, a campanha “Agosto Lilás” busca gerar um impacto significativo na redução dos índices de violência doméstica e familiar. Com a união de todos, é possível avançar na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e segura para todas as mulheres, onde os direitos e a dignidade humana sejam respeitados e protegidos.