Findect se reúne com Ministro Luiz Marinho e debate sobre a importância das NRs na garantia de condições de trabalho salubres

Notícia publicada dia 13/04/2023 17:38

O Presidente da Findect, José Aparecido Gandara e o Presidente nacional do MDB Trabalhista e Coordenador da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) participaram no último dia 10, em Brasília, de reunião com Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, onde debateram, entre outros assuntos, as propostas de revisão e/ou atualização das normas regulamentadoras (NRs), como também sobre a regulamentação e fornecimento de orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

Durante o governo anterior, houve um esvaziamento de todos os conselhos e comissões, e extinção de várias Normas Regulamentadoras (NRs) consolidadas ao longo de quatro décadas de debates e estudos sobre proteção no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que os sindicatos filiados à Findect lutaram contra o desmonte das NRs, bem como contra a reforma da Previdência e os demais ataques promovidos pelo governo covarde de Bolsonaro.

Durante a importante reunião, os representantes sindicais deixaram claro que é preciso rever todas as medidas equivocadas do governo anterior, apresentando propostas de revisão de normas e que sejam discutidas em comissão com participação dos representantes dos trabalhadores.

Prontamente o Ministro recebeu o pedido dos representantes e no dia 12/4, tivemos o retorno do Ministério atendendo nosso pedido. Com isso, ficou definido que haverá uma reunião preparatória, a ser realizada até o final do mês, para que sejam retomados os trabalhos da CTPP assim como o lançamento da CANPAT.

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é essencial e é ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância das normas de segurança e da cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Participaram da reunião o novo secretário da SIT, Luiz Felipe Brandão; o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério Marcos Perioto, Lane Teixeira Souza, Chefe de Gabinete do Ministro e Luiz Carlos da Silva (Professor Luizinho) da assessoria parlamentar do Ministério do Trabalho (ASPAR).

Fonte: Findect