MRNP: Sindicato debate soluções para problemas de Sorocaba e região com Superintendente SPI

Notícia publicada dia 19/06/2023 16:43

Em reunião realizada no dia 15/06/2023 no edifício da GERAE 06, em Sorocaba, os representantes do SINTECT-SP Elias Diviza (Presidente), Gilmar Gomes e Francisca Idalina buscaram soluções para diversos problemas dos trabalhadores, unidades e condições de trabalho da região na MRNP (Mesa Regional de Negociação Permanente) e o Superintendente SPI, Sebastião Sérgio de Souza.

A conversa partiu da prestação de contas da reunião anterior, realizada em 13/04/2023, também com o Superintendente SPI e os representantes do Sindicato.

Compromisso com soluções

O SINTECT-SP avalia que o encontro foi muito importante por permitir a abordagem de vários pontos relevantes e buscar soluções para atender às demandas dos trabalhadores e melhorar as condições de trabalho nas unidades dos Correios – veja um resumo abaixo.

Muito importante também foi a evidência do compromisso, tanto do sindicato quanto dos representantes dos Correios, de atuar em conjunto para buscar melhorias para as condições de trabalho e infraestrutura das unidades, atender às demandas apresentadas e garantir um ambiente de trabalho satisfatório. As expectativas geradas em relação aos resultados que serão alcançados foram bastante positivas.

A próxima etapa consistirá na realização da força-tarefa para a prospecção de novos imóveis e na apresentação da documentação necessária. Espera-se avanços significativos e melhorias nesta etapa, visando ao bem-estar dos trabalhadores e à eficiência operacional dos Correios.

Veja um resumo dos principais tópicos discutidos na reunião e as soluções propostas para cada um deles:

1. Transferências de trabalhadores para outras localidades:

Os pedidos de transferência foram debatidos durante a reunião.

2. Solução para problemas de ordem do RH:

Problemas relacionados ao setor de Recursos Humanos (RH) foram apresentados.

Foi informado que os casos de quatro trabalhadores foram atendidos e solucionados.

3. AC Guapiara:

Recentemente, o sindicato denunciou as péssimas condições de trabalho, incluindo infiltrações, na unidade.

A empresa informou que já foram realizados reparos no telhado e que a pintura será realizada na próxima semana.

Ficou acordado que a possibilidade de troca da caixa d’água da unidade será analisada.

4. UD Cerquilho:

Foi anunciado que a climatização da unidade será licitada em julho, com previsão de execução a partir de setembro.

5. Melhorias na AC Tatuí:

As melhorias nas condições de trabalho e estrutura da AC Tatuí estão em processo de licitação.

A previsão é de que a climatização seja realizada e as obras tenham início no primeiro semestre de 2024.

6. Prospecção de imóveis:

Foram discutidas as ações de prospecção de imóveis em diversas unidades dos Correios.

● CDD Itu:

As vistorias necessárias foram confirmadas e já realizadas no dia 15/06/2023.

● CDD Manchester:

O Sindicato cobrou e a direção dos Correios informou que irá agilizar junto à imobiliária em relação à documentação dos imóveis. Portanto, será retomada a busca por novos imóveis que atendam às necessidades dos trabalhadores.

● CDD São Roque:

A unidade encontra-se em fase de ajuste da instrução referente à prospecção de imóvel.

● UD Ibiúna:

Será retomada a prospecção de imóveis, uma vez que o imóvel pesquisado não possuía documentação regularizada para locação.

Serão levantadas informações e providências serão tomadas para regularizar a situação junto à prefeitura.

● CDD Votorantim:

Também será retomada a prospecção de imóveis devido à falta de documentação necessária para nova locação do imóvel atual.

● CDD Cerrado:

Devido à falta de sucesso nas buscas anteriores, será realizada uma nova prospecção de imóveis para a unidade.

7. Demandas apresentadas pelo sindicato:

O sindicato apresentou novas demandas relacionadas às condições de trabalho e ao clima organizacional.

Ficou definido que, na próxima semana, a GEDIS, GEPAS e GEREN realizarão uma força-tarefa com seus representantes para visitar novos prédios disponíveis que possam abrigar os distritos do CDD Itavuvu.

A previsão é que, em até 15 dias, a COSUP apresente a documentação necessária referente aos novos prédios visitados.

8. CDD Salto:

O sindicato questionou sobre a infestação de escorpiões na unidade de trabalho e o clima organizacional desfavorável.

Foi solicitada uma avaliação da situação e a correção dos problemas mencionados.

9. CDD Votorantim:

Foi cobrada uma atenção maior com relação ao clima organizacional após a mudança na gestão operacional.

Propostas foram apresentadas para solucionar os conflitos existentes dentro do ambiente de trabalho.

A reunião foi encerrada evidenciando o compromisso tanto do Sindicato em buscar melhorias para as condições de trabalho e infraestrutura das unidades.