Negociação permanente, reivindicada pela FINDECT/Sindicatos Unificados, torna-se realidade

Notícia publicada dia 18/11/2013 09:00

No último dia 12 de novembro ocorreu uma reunião entre a direção nacional dos Correios e representantes dos Sindicatos Unificados, filiados à FINDECT (SP, RJ, Bauru, TO, RN e RO), que também contou com a presença de representantes de outros Sindicatos de trabalhadores dos Correios não filiados à FINDECT. O objetivo desta importante reunião foi debater a forma de colocar em prática uma das mais importantes reivindicações da FINDECT na Campanha Salarial de data-base, as Mesas de Negociação Permanentes.

De forma justa a FINDECT/Sindicatos Unificados reivindicavam a criação das Mesas de Negociação Permanentes pelo fato de que quando se inicia a negociação da data-base do mês de agosto, normalmente as discussões giram em torno dos índices percentuais de correção de salários e benefícios, sendo muito pouco discutidos e resolvidos problemas como condições de trabalho, saúde, segurança, problemas regionais, dentre outros. Além disso, a forma como foi proposta a constituição das Mesas de Negociação Permanentes traz outro importante avanço, uma vez que será dada a voz aos Sindicatos dos trabalhadores dos Correios, que têm a representatividade direta das suas bases, para exporem os problemas e cobrar soluções, que muitas vezes não são levados em consideração numa negociação nacional.

Conforme proposto nesta primeira reunião, deverão ocorrer reuniões quinzenais das Mesas de Negociação Permanentes, e entre uma e outra a proposta é que sejam realizadas mesas locais com a participação da respectiva diretoria regional, sendo estas coordenadas pelo VIGEP por vídeo conferência. Desta forma se buscará debater tanto as questões nacionais como as regionais.

De acordo com a proposta da ECT, para que seja dado o inicio das negociações, as Mesas Permanentes serão implantadas em três blocos: Processo de Trabalho e Modelo de Gestão; Condições de Trabalho; e Estrutura Remuneratória.

Já nesta reunião ocorrida no dia 12 de novembro os representantes sindicais relacionaram uma série de questões que pretendem debater nas Mesas Permanentes de Negociação, dentre eles: saúde do trabalhador, condições de trabalho, assaltos, PDV, entrega matutina, assédio moral, plano de carreira, recrutamento interno, valor da gratificação dos motorizados, SNT, perseguição e demissão de dirigentes sindicais, pagamento de diárias, PLR 2012 e 2013, concurso público, Anistia, situação dos ASPs, terceirizações, etc. Outro ponto destacado pelas representações sindicais foi o seu desacordo com a implantação do Postal Saúde, de forma autoritária, sem o necessário debate com a categoria e suas representações.

A FINDECT/Sindicatos Unificados entende como um avanço o fato de finalmente a ECT reconhecer a necessidade das Mesas de Negociação Permanentes, mas tem claro que sem a luta e mobilização as vitórias não vêm. Entende ainda que as Mesas de Negociação Permanentes vão ser mais um espaço para discutir os problemas da categoria com a ECT durante todo o ano, sem ter que esperar até a data-base, e que caso os problemas apresentados não sejam solucionados o caminho é a luta, seja na data-base ou fora dela.

Clique aqui e leia a pauta da reunião na íntegra

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS