Mobilização da categoria arranca negociação e propostas da ECT

Notícia publicada dia 29/01/2024 19:30

● A ótima participação na assembleia de greve realizada no dia 24 de janeiro e a mobilização e disposição de luta dos trabalhadores antes dela, gerou rápida movimentação da direção da empresa, que marcou reuniões e apresentou propostas concretas de melhorias.

● A mobilização e a luta mostram, mais uma vez, que são essenciais para fortalecer as reivindicações da categoria, o Sindicato nas negociações e conquistar avanços!

Sindicato mobiliza na base e categoria responde com participação

O SINTECT-SP mantém presença constante na base, com seus diretores visitando as unidades, realizando reuniões, levando informações e formação política e sindical, fortalecendo a categoria com a mobilização permanente.

Desse trabalho resulta o levantamento das condições de trabalho, as necessidades e reivindicações e anseios da categoria, bem como a mobilização para as lutas.

Essa ação sindical foi intensificada nas últimas semanas, após a convocação da assembleia de greve para o dia 24 de janeiro. O resultado foi a resposta positiva da categoria, com grande participação.

Os trabalhadores decidiram, junto com o Sindicato, adiar a paralisação e decretar estado de greve, em razão do aceno da direção dos Correios com negociações e propostas às reivindicações que basearam o chamado da greve.

Negociações e propostas

A reunião da FINDECT com o presidente e outros representantes da direção da ECT no dia 26 de janeiro deu início às negociações. A direção da ECT apresentou ações e propostas, além de responder questionamentos dos dirigentes sindicais e apontar soluções.

Concurso Público: Os dirigentes da empresa afirmaram que o concurso está em fase de análise preparatória. No momento, está sendo feito levantamento das vagas em aberto, com realocações e implantação do SD.

Para cobrir as necessidades imediatas, enquanto aguarda o concurso, a empresa informou que fará a contratação emergencial, iniciando nos próximos 30 dias, de 270 EIS (antigos MOTs) para área de distribuição, sendo 100 de imediatos, e 500 EIS para área de tratamento.

O presidente da empresa informou ainda que o modelo de contratação por concurso está em estudo, com possibilidades em aberto, e que convidará a FINDECT para participar das reuniões que tratam do assunto com a SEST, órgão do governo que coordena as estatais.

Plano de saúde: Frente à insistência do Sindicato e da categoria na redução de mensalidade e compartilhamento no Plano de Saúde, para que fique acessível à categoria, e reestruturação da rede de atendimento, com abrangência em todas as regiões e modalidades médicas, sem os constantes descredenciamentos, a direção da ECT constituiu o Grupo de Trabalho para melhorias do Plano de Saúde, com a primeira reunião no dia 30/01/2024.

Informou ainda que, para reforçar a área de saúde, já está pronto, em fase de análise das propostas, o concurso público para empregados da SESMT (Médico, Engenheiro, Enfermeiro, Técnico e Auxiliar).

Novo PCCs: Os dirigentes da FINDECT e do SINTECT-SP levaram à mesa a necessidade de remodelar o PCCS, que em 2008 reduziu as remunerações e os cargos – de 45 referências salariais, com diferença entre elas era de 5,0%, para 90 referências com diferença menor de 2,5% e impossibilidade prática de chagar ao nível máximo (NM90) devido aos critérios para evolução.

A empresa garantiu a retomada da discussão que estava sendo feita em 2014 para mudança do PCCS e firmou compromisso com a FINDECT para iniciar já no dia 30/01/2024.

Melhores condições de trabalho: – A direção da empresa garantiu que estão destinados valores volumosos para reformar unidades, tais como Teca, CTCE Guarulhos, CTEC Mooca, CEES Moema, Brás e Vila Santa Catarina, CEE Vila Santa Catarina e CTE Guarulhos. Também garantiu que está encaminhada a solução para a falta de mão de obra e contratos de limpeza das unidades de São Paulo.

Ponto eletrônico: Os problemas causados pelo ponto eletrônico (SRP), que gera descontos indevidos e outros transtornos, foram questionados pela Diretoria do Sindicato, com solicitação de medidas urgentes. A empresa apresentou a medida imediata de compensação de até 8h de saída e entrada antecipada, para amenizar os problemas de descontos indevidos originados do SRP. O Sindicato insistirá no tema nas próximas reuniões, para chegar a uma solução definitiva.

Mobilização continua e greve não está descartada

O SINTECT-SP e a FINDECT esperam que os avanços sejam consistentes e rápidos, com concurso público que atenda às necessidades dos Correios e dos trabalhadores, com um grupo de trabalho de saúde que traga resultados efetivos e atendimento das necessidades e reivindicações da categoria, que as reformas e melhorias prediais e das condições de trabalho sejam imediatas e permanentes.

Em breve a categoria será chamada para avaliar, junto com o Sindicato, o andamento das negociações e das medidas, e decidir sobre o estado de greve decretado na assembleia e o andamento da luta.
Unidos para vencer sempre!!!