Organização da Campanha Salarial e luta em defesa da saúde dos trabalhadores foram destaques do debate

Notícia publicada dia 05/06/2014 17:23

Nos dias 31 de maio e 1º de junho o SINTECT-SP realizou mais uma grande Plenária de Delegados(as) e Ativistas. Mais de 200 companheiros(as) participaram do evento, em Nazaré Paulista, na Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores da Sabesp.

Diviza fala aos presentes

Diviza, Presidente do Sindicato, fala aos companheiros presentes

Os debates nos dois dias do encontro se concentraram na organização para a Campanha Salarial 2014. A data base da categoria é 1º de agosto. Ou seja, neste dia vence o Acordo Coletivo anterior e passa a valer um novo, com reajuste dos salários e demais benefícios econômicos, alem de melhorias e acréscimos em todos.

União e mobilização

Dep Gustavo Petta fala aos presentes

Deputado Federal Gustavo Petta fala aos presentes na plenária

Nesta Campanha Salarial, como em todos os anos, a união e a mobilização de toda categoria será necessária para obter avanços nos salários e benefícios. E para não deixar que a direção da ECT tente atacar direitos já conquistados.
E essa mobilização deve começar já. A categoria ecetista vive um momento dramático devido à falta de funcionários, ao excesso de trabalho, dobras, assaltos, etc. É preciso lutar imediatamente. Por isso um dos pontos debatidos no Encontro foi uma possível paralisação de 24 horas.

Saúde

Além da Campanha Salarial, também foi bastante debatida a necessidade da luta em defesa da saúde dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho, que deve ser permanente.

Diversos companheiros destacaram a atual situação de trabalho dentro da empresa. Milhares de trabalhadores têm ficado doentes devido aos abusos da ECT, que mesmo não garantindo condições básicas de trabalho e não realizando as contratações necessárias para reduzir a sobrecarga de serviço, pressiona os trabalhadores por todos os meios, inclusive com assédio moral, a realizar tarefas muito acima da capacidade humana dos trabalhadores, como se os mesmos fossem máquinas, que depois de quebradas podem ser descartadas.
O excesso abusivo de horas extras, bem como os frequentes assaltos e a negação da ECT em viabilizar condições de segurança aos seus funcionários, só tem agravado a situação, tornando-a insuportável para a categoria.
Por esses motivos a Plenária de Delegados Sindicais e Ativistas do SINTECT-SP debateu diversas formas de luta contra a situação, inclusive a Greve para exigir que a ECT respeite a categoria e dê soluções concretas para os graves problemas apresentados.

Debate rico

A Plenária de Delegados e Ativistas do SINTECT-SP teve em sua abertura a explanação do companheiro Diviza, presidente de nosso Sindicato, sobre os objetivos do encontro. Ele também parabenizou a todos e todas pela participação.

Além do companheiro Diviza, fizeram palestras na Plenária:

Dr Hudson fala aos presentes

compaheiro Onofre da CTB fala aos presentes

Dr. Hudson Marcelo (à esquerda), advogado de nosso Sindicato, dando uma serie de informações sobre questões legais relacionadas às lutas de nossa categoria, os companheiros Onofre (Presidente Estadual da CTB) e Wagner Gomes (Secretário Nacional da CTB) (à direita), debatendo a Conjuntura Nacional e o andamento das lutas mais gerais dos trabalhadores.

companheira Arlete e Cida falam aos presentes

Além disso, tivemos as companheiras Maria Aparecida e Arlete (à esquerda), dirigentes de nosso Sindicato, falando sobre a importância da organização e luta das mulheres para que a nossa categoria avance em suas conquistas, e Dr. Drumond, médico do trabalho de nosso Sindicato, que nesta Plenária expôs o amplo trabalho de pesquisa que ele desenvolveu junto à nossa categoria, sobre as condições de trabalho e a saúde nos Correios, que culminou com a publicação do livro “Trabalho e Saúde nos Correios”, uma valiosa arma na luta em defesa da saúde da categoria, que será utilizada de diversas formas, tanto para pressionar a ECT como o Governo a reconhecer diversas doenças relacionadas aos serviços realizados pela ECT, e inclusive fortalecendo a luta pela aposentadoria especial. Com certeza muito ainda será falado e discutido com base neste livro.

Dr Drumond em sua brilhante explanação aos presentes

Dr. Drumond apresenta o Livro “Saúde e Trabalho nos Correios”

Após dois dias de debates a Plenária de Delegados e Ativistas do SINTECT-SP se encerrou num grande clima de unidade, com todos e todas demonstrando a sua disposição em fortalecer as lutas em defesa de melhorias concretas para a nossa categoria, tanto na Campanha Salarial como na luta cotidiana em defesa da saúde e condições de trabalho.

Clique aqui e veja a tabela completa com todos os Delegados Sindicais do SINTECT/SP eleitos para o mandato 2014/2015

Veja abaixo o álbum de fotos completo desta importante atividade do SINTECT-SP:

SINTECT-SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS