Sindicatos Unificados solicitaram o balanço financeiro da ECT do período e ele foi apresentado no dia 28 de agosto

Notícia publicada dia 03/09/2012 17:50

O documento reproduzido abaixo foi encaminhado pelo Sindicato à empresa no dia 20 de agosto. Através dele foi solicitado a apresentação das contas da ECT no período compreendido por esta Campanha Salarial (último ano). A empresa acatou a solicitação e entregou o balanço aos Sindicatos no dia 28/08.

O objetivo dos Sindicatos, ao solicitar os números da empresa, era elaborar uma contraproposta em conjunto com o DIEESE, para fazer com que as negociações avançassem.

O DIEESE é o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios Econômicos. Trata-se de um órgão fundado e dirigido por Sindicatos, que atua no assessoramento das entidades sindicais, sobretudo nas negociações coletivas das Campanhas Salariais, fornecendo toda informação e estrutura necessárias para o conhecimento da conjuntura econômica e da situação financeira da empresa.

A contraproposta elaborada pelos sindicatos, com a assessoria do DIEESE, foi apresentada à emrpesa e ao Ministro das Comunicações em reunião realizada no dia 03 de setembro. A resposta da empresa será colocada em debate com a categoria.

É preciso observar que este passo era necessário, uma vez que a empresa fez a proposta ridícula de 3% e travou as negociações. O intuito dos Sindicatos foi destravar o processo e buscar uma proposta viável.

Assista abaixo o vídeo com o depoimento de Clóvis Scherer, diretor do escritório do DIEESE no DF sobre o Acordo Coletivo de Trabalho dos Sindicatos Unificados