Projeto pioneiro do SINTECT-SP em parceria com os Correios realiza palestra no CTCE Santo Amaro em combate ao Assédio Moral e Sexual

Notícia publicada dia 08/11/2023 18:04

A palestra realizada no último dia 7 de novembro de 2023 no complexo dos Correios de Santo Amaro com os trabalhadores concursados e terceirizados reforçou compromisso do SINTECT-SP com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

O SINTECT-SP, os Correios e as empresas que prestam serviços à estatal uniram esforços em um projeto inovador visando combater o assédio moral e sexual dentro da empresa. No dia 7 de novembro de 2023, palestras foram realizadas, atingindo não apenas os funcionários dos Correios, mas também os trabalhadores terceirizados que prestam serviços para a empresa através de empresas contratadas. Sob a liderança da diretora das mulheres, Michele Souza, e dos diretores Júlio César, Douglas Melo e do presidente Elias Diviza com o apoio do gerente do CTCE Santo Amaro, Romildo Patrocínio, o evento marcou um passo significativo rumo a um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e livre de assédio.

Durante as palestras, a psicóloga Karoline Bandeira trouxe à tona informações claras e relevantes sobre os variados aspectos do assédio moral e sexual. Ela ressaltou os impactos devastadores dessas práticas na saúde e no bem-estar dos trabalhadores, além de fornecer orientações sobre como identificar e denunciar casos de assédio. Karoline afirmou: “É fundamental que todos os trabalhadores estejam cientes dos seus direitos e saibam como agir diante de situações de assédio, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.”

O engajamento ativo dos participantes enriqueceu o debate, permitindo a partilha de relatos pessoais e o levantamento de questionamentos, fortalecendo assim o compromisso coletivo em combater o assédio.

A realização dessas palestras marcou um momento histórico para o SINTECT-SP e os Correios, evidenciando o compromisso conjunto em promover um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso. A parceria entre o sindicato e a empresa mostrou-se fundamental para o êxito do evento, ressaltando a importância da colaboração mútua na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados pelos trabalhadores.

Os resultados positivos obtidos durante as palestras reforçam a importância de continuar investindo em iniciativas de conscientização e prevenção do assédio moral e sexual. O SINTECT-SP está empenhado em manter esse diálogo aberto com os trabalhadores e em pressionar os Correios a implementarem políticas mais robustas de combate ao assédio.

A participação e o engajamento dos trabalhadores foram fundamentais para o sucesso do projeto. Muitos expressaram sua gratidão pela oportunidade de discutir abertamente o assédio e suas consequências. Alguns relataram terem sido inspirados a denunciar casos de assédio que antes não se sentiam confortáveis em compartilhar, evidenciando a importância de iniciativas como essa para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Michele Souza, diretora do SINTECT-SP, destacou que essas palestras representam apenas o início de uma longa jornada na luta contra o assédio nos Correios: “Estamos comprometidos em continuar educando e sensibilizando os trabalhadores, além de pressionar a empresa a adotar políticas mais eficazes de prevenção e combate ao assédio. Essa parceria entre sindicato, empresa e trabalhadores é fundamental para criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.”

Romildo Patrocínio, gerente do CTCE Santo Amaro, expressou sua satisfação com o sucesso das palestras: “Fico feliz em ver o engajamento dos trabalhadores e a efetividade das palestras na conscientização sobre o assédio. Essa parceria entre SINTECT-SP e Correios é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável.”

Júlio César, diretor do SINTECT-SP, também ressaltou a importância da parceria: “Essas palestras foram uma iniciativa importante e bem-sucedida na luta contra o assédio. Mostram que, juntos, podemos fazer a diferença e criar um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso.

Como próximo passo, o SINTECT-SP e os Correios planejam ampliar essa parceria e estender as palestras para outras unidades da empresa. O compromisso do sindicato é trabalhar em defesa do direito à categoria, melhorar as condições de trabalho e garantir a saúde e a segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras.