FINDECT apresenta pauta de reivindicações ao presidente dos Correios

Notícia publicada dia 25/05/2023 19:49

Na quinta-feira, 25, os dirigentes da FINDECT entregaram a pauta de reivindicações ao presidente dos Correios, Fabiano Silva, na sede da FINDECT em Bauru. Eles ressaltaram a importância da reconstrução dos Correios, seu fortalecimento e da reconquista dos direitos da categoria.

Gandara, presidente da FINDECT, afirmou que os últimos seis anos foram tenebrosos para a categoria e para toda a classe trabalhadora. Ele reforçou a importância de dialogar com os trabalhadores e fortalecer a empresa. Gandara ressaltou que o custo do plano de saúde está muito alto para os trabalhadores, e que aliado a isso temos o pior salário dentre todas as estatais.

Fabiano Silva lembrou que a ECT passa por um momento financeiro difícil e alertou sobre o passivo trabalhista elevado que coloca em risco a sustentabilidade da empresa. Ele afirmou que não acha que estejam em lados opostos e acredita que estão do mesmo lado.

Os representantes dos trabalhadores cobraram firmeza da empresa quanto aos casos de assédio que ainda vêm ocorrendo nos locais de trabalho. Outro ponto cobrado foi a necessidade de concurso público para a urgente recomposição de efetivo. Eles alertaram que o trabalho não diminui, mas o quadro de empregados da empresa vem diminuindo ao longo dos últimos 10 anos, causando aumento do estresse e adoecimento de todos.

A FINDECT entende que os desafios dessa nova gestão nos Correios não serão fáceis após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022 e a retomada da democracia. Contudo, eles acreditam na capacidade das trabalhadoras e trabalhadores, na força desta empresa e em seu poder de recuperação.

Nesse sentido, eles apresentaram uma pauta de interesse da categoria para a retomada e melhoria de direitos e para o fortalecimento dos Correios como empresa pública e essencial para a população. A categoria está unida e disposta a lutar para defender seus direitos.

Fonte: Findect

Fotos: Fernando Luque