Problemas graves persistem no CDD Itaim Paulista e GERAE foge da discussão

Notícia publicada dia 13/09/2022 18:28

O pessoal do setor continua em local insalubre e apertado, já denunciado pelo Sindicato e condenado pela vigilância sanitária devido às péssimas condições para trabalhar, mas a empresa, representada pela Gerae 09, nada faz pra melhorar as condições dos trabalhadores e ainda se nega a discutir e negociar os problemas.

As condições de trabalho no CDD Itaim Paulista já estão ruins há muito tempo. E tudo piorou com a incorporação do CDD Jd. Ypê. O local que já era apertado, mal conservado e ventilado, entre outros problemas, ficou periclitante com 2 CDDs juntos.

O Sindicato vem denunciando insistentemente a situação e exigindo discussão, negociação e medidas. Por falta de resposta, solicitou inspeção à Vigilância Sanitária, que constatou inúmeras irregularidades.

O laudo emitido pelos técnicos que vistoriaram o local apontou condições insalubres que favorecem a transmissão, a contaminação e a proliferação de doenças, como a Covid 19 e demais afecções respiratórias.

Entre elas estão:
-ventilação e troca de ar insatisfatórias no subsolo;
-troca de ar obstruída por cortinas no térreo;
-aglomeração de trabalhadores por falta de espaço em locais com ventilação insatisfatória;
-ausência de protocolo de ocupação (limite de pessoas, distanciamento físico e etiqueta respiratória) e higienização para uso do refeitório e copa;
-rotina de higienização de superfícies de uso coletivo insatisfatória;
-ausência de material saneante para higienização de superfícies de contato coletivo em refeitórios e postos de trabalho (mesas, bancadas, maçanetas e alças de geladeira/micro-ondas);
-problemas estruturais nos banheiros feminino e masculino e na copa.

Para piorar ainda mais a situação, na madrugada do dia 13/09, o Cdd Itaim Paulista foi invadido na madrugada, mostrando a fragilidade do setor e o descaso da gestão operacional com a segurança dos trabalhadores.

Frente ao descalabro que perdura, o Sindicato mais uma vez solicitou agendamento de reunião à GERAE. Se a negligência, o descaso e a fuga da discussão persistirem, medidas mais efetivas serão tomadas nos âmbitos jurídico e de ação sindical.