Nota de repúdio contra os atos violentos e golpistas praticados por criminosos travestidos de manifestantes ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e ao STF

Notícia publicada dia 08/01/2023 20:43

A FINDECT e os Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e Bauru, entidades sindicais representativas da categoria ecetista, são veementemente contra todo e qualquer tipo de manifestação antidemocrática e repudiam os atentados golpistas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

É inadmissível e repudiamos a absurda violência que ocorre neste momento em Brasília, perpetrada por grupos terroristas radicais, que ainda continuam sem aceitar o resultado das eleições invadiram e depredaram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal na tarde deste domingo (8).

A FINDECT e os Sindicatos filiados ressaltam que as liberdades constitucionais de manifestação do pensamento e reunião não podem se travestir de instrumento de ataque ao patrimônio público e às instituições públicas e democráticas do país.

Reforçamos que as instituições públicas são essenciais ao funcionamento do Estado Democrático de Direito, lembrando que a diretoria da FINDECT e dos Sindicatos filiados seguem atentos com relação às agressões praticadas contra as instituições democráticas, e apoiam as medidas para resguardar a segurança e o estado democrático de direito.

Não podemos nos curvar a atos terroristas e golpistas, e esses crimes devem ser apurados e punidos com medidas enérgicas contra os extremistas bolsonaristas e a todos aqueles que incentivaram, permitiram, por negligência ou conveniência ataques à democracia e à Constituição Brasileira.

Bauru, 8 de janeiro de 2023.

José Aparecido Gandara – Bauru

Elias Diviza Cesário de Brito Júnior – São Paulo