ECT dá respostas vazias para cobrança do Sindicato de climatização dos setores

Notícia publicada dia 07/02/2024 20:35

No final do ano passado, o SINTECT-SP enviou ofício reiterando cobrança feita anteriormente de climatização de setores em que os trabalhadores estão sofrendo com o calor intenso, e recebeu resposta vazia e inconclusiva da empresa.

O ofício do Sindicato se referiu ao calor excessivo nas agências AC Andorinha, AC Capela do Socorro e AC Itaim Bibi, mas trata-se de um problema generalizado, piorado com o aumento da temperatura que ocorreu no passado no país e veio para ficar.

Nessas três agências a situação ficou insuportável devido a aparelhos de ar condicionado quebrados e insuficientes.

A resposta da direção da ECT, só veio no dia 24 de janeiro deste ano. Não apontou nenhuma medida conclusiva ou solução adequada. Só desculpas evasivas e justificativas furadas para a falta de atitudes concretas.

Foram coisas como dizer que a empresa instaurou processo para consertar um ar condicionado e aguarda definição, que para outro aparelho não foi encontrado fornecedor para o reparo e que a GEREN vai ver o que fazer, e que teve problemas de falta de energia em alguns dias.

Enquanto isso, o pessoal das agências está sendo obrigado a comprar ventiladores com dinheiro do próprio bolso para poder suportar minimamente o calor.

Climatização é urgente!

A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho prevê que os setores de trabalho devem estar preparados para manter a temperatura média entre 20 e 23 graus.

Essa determinação está longe de ser cumprida pelos Correios. Na maior parte dos setores a realidade é de altas temperaturas com falta de ventilação natural, de ventiladores e ar condicionado além de muitos casos de superlotação, locais pequenos e deteriorados.

O problema exige respostas concretas e ações urgentes, principalmente agora, com a comprovada mudança climática que eleva as temperaturas em todo o planeta.
Calor excessivo adoece e mata!

O SINTECT-SP exige respostas e ações concretas com urgência!