SINTECT-SP retoma diálogo com a direção da ECT e inicia debate das demandas dos trabalhadores

Notícia publicada dia 24/01/2023 22:27

● A retomada do diálogo e das negociações das relações de trabalho com a direção dos Correios do interior de São Paulo foi marcada por reunião, na segunda, 23/1, com o novo Superintendente estadual da SPI, Carlos Eduardo Fidêncio Ribeiro dos Santos e a assessora Ana Rosa Atique em Bauru

● O Presidente do SINTECT-SP Elias Diviza e o Diretor de Comunicação Douglas Melo apresentaram demandas e reivindicações da categoria na região de Sorocaba, cobraram soluções e expuseram as perspectivas dos representantes sindicais em relação ao futuro da estatal

CDD Votorantim

O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, cobrou uma solução ao problema que envolve a proposta de fechamento do CDD Votorantim. Explicou que se isso ocorrer, impactará drasticamente na prestação de serviço na cidade. A situação foi denunciada em audiência pública em Brasília, em dezembro do ano passado, e que também mobilizou o Vereador Zelão, Presidente da Câmara da cidade, que questionaram a medida controversa.

Diviza convidou o Superintendente para visitar as unidades da região de Sorocaba e verificar de perto os problemas enfrentados pelos trabalhadores.

Vários temas em debate

A reunião debateu temas como valorização dos trabalhadores, negociação coletiva e fortalecimento da empresa.

Os problemas com o redimensionamento de carga através do SD foram colocados em debate com mais ênfase. O procedimento foi prejudicial ao subtrair carteiros e distritos, ocasionando excesso de dobras, adoecimento de trabalhadores e afastamentos.

Cobranças

Os Dirigentes do Sindicato cobraram respostas aos ofícios protocolados e que seguem sem resposta conclusiva.

Eles se referem a casos de retirada de função e transferências compulsórias e problemas no relacionamento junto aos funcionários gerado por gestores com posturas pouco abertas ao diálogo.

Cobraram ainda a valorização dos trabalhadores da base, com mudanças de cargo de acordo com sua competência e capacidade, autonomia ao Serviço Social dos Correios para estabelecer ações específicas, melhorias nas relações de trabalho e no diálogo, além de autorização para as visitas sindicais nos setores.

Participação no planejamento

Um dos pontos principais levados pelo SINTECT-SP à reunião foi a discussão sobre a participação dos Trabalhadores nas ações e planejamentos da ECT.

Os dirigentes ponderaram e destacaram que o Sindicato estará sempre aberto ao diálogo com os representantes dos Correios.

“A reunião foi importante, pois, pudemos apresentar à direção da Empresa os problemas que atingem a categoria, principalmente os mais complicados, e cobrar diálogo e negociação permanentes e maior participação dos trabalhadores e do Sindicato nas decisões da Superintendência Regional São Paulo Interior”, disse Diviza.

Carlos Eduardo se comprometeu a analisar, em conjunto com a diretoria da empresa, todas as queixas debatidas e se comprometeu a ouvir e debater com os representantes do Sindicato a reestruturação e propostas dos trabalhadores.

A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

Esta reunião com o SE-SPI demonstrou que é essencial a retomada do processo de Negociação Permanente conquistado pela FINDECT e Sindicatos filiados em campanhas salariais anteriores, processo que foi abandonado pela direção da empresa na gestão anterior, numa clara ação antissindical.

Com esse processo de negociação, o Sindicato traz à tona os problemas e as reivindicações da categoria de forma permanente e contínua. Isso acelera o debate, a busca de soluções e a negociação e enxuga a pauta para a Campanha Salarial.

Além disso, mantém a categoria em permanente mobilização, pronta para entrar na luta quando chamada pelo Sindicato na ocorrência de uma dificuldade para a qual a empresa não apresenta solução.

SINTECT-SP sempre presente!