Governo tenta nova investida para privatizar a SABESP e trabalhadores continuam na luta

Notícia publicada dia 16/02/2024 12:46

Após impor com sua maioria governista a aprovação do PL o PL 1501/2023, que autoriza a venda das ações da Sabesp, no dia 6 de dezembro passado, o governador avança em sua fúria privatista com o anúncio de abertura de consulta pública para debater o novo contrato de concessão da Sabesp, que entrará em vigor após a desestatização da companhia.

A luta dos trabalhadores da Sabesp contra a aprovação do PL 1501/23 foi intensa e contou com o apoio dos trabalhadores dos Correios e outras categorias, como professores estaduais e municipais, que também lutam contra a privatização e as terceirizações.

A resistência contou com uma grande greve com manifestação unificada na Alesp, no dia 6/12/23, com distribuição de materiais impressos e campanha em várias cidades do estado e com um plebiscito em que quase 900 mil paulistas se manifestaram contra esse projeto do governador, que contraria os interesses do povo de São Paulo.

Mesmo assim, no dia 7 de dezembro o governador Tarcisio usou forte repressão policial, com bombas e gás, prisão e espancamento de trabalhadores para impor a aprovação do PL que autoriza a venda das ações da Sabesp, ou seja, a privatização.

Agora ele quer ir além e anunciou a abertura de consulta pública para debater o novo contrato de concessão da Sabesp, que entrará em vigor após a desestatização (venda das ações) da companhia.

A luta tem que continuar

O governador conduz um processo obscuro e inaceitável de privatização que coloca enormes dúvidas sobre o futuro e coloca em risco uma empresa de saneamento que é referência no Brasil e no mundo e que, para crescer e atender a população com qualidade e eficiência, contou com grande e decisiva contribuição dos seus trabalhadores.

A privatização da Sabesp, se configurada de fato, trará graves consequências sociais, econômicas e ambientais que recairão sobre a população em forma de perda de qualidade dos serviços e aumento de preços.

O SINTECT-SP se mantém ao lado dos trabalhadores da Sabesp nessa luta e chama a categoria a participar do próximos atos que serão realizados, como a participação nas audiências públicas que ocorrerão na Alesp.