Saiba o que aconteceu na reunião sobre a PLR em Brasília

Notícia publicada dia 01/05/2013 00:06

Pressão da FINDECT e ameaça de Greve dos Sindicatos Unificados leva Ministério Público a apresentar nova proposta de pagamento da PLR, baseada na PLR 2011 – Empresa se compromete a analisar proposta do Ministério Público

Todos à Assembleia dia 2 de maio, no CMTC Clube, as 19:00 hs

Na segunda reunião de Mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília, ocorrida hoje (30/4), com a presença de representantes da ECT, da FINDECT (Federação à qual estão filiados os Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins, Rio Grande do Norte e Rondônia, que acaba de se filiar) foi proposto pelo MPT, diante do impasse nas negociações da PLR 2012 que será paga agora em 2013, que fossem adotados os mesmos critérios adotados no pagamento da PLR 2011, sem GCR e sem “Parcela Estratégica”.

Essa era uma das principais reivindicações da FINDECT, uma vez que como houve negociação para o pagamento da PLR 2011 não foram adotados critérios como o famigerado GCR e a parcela estratégica de 10% para privilegiar uma minoria.

Em relação aos critérios da PLR 2013 (a ser paga em 2014), o mesmo MPT propôs que as negociações continuassem entre as representações dos trabalhadores e a Empresa, tendo como base a proposta apresentada pelo MPT na reunião de Mediação ocorrida no dia 23/4, para aprofundar os debates sobre o GCR, que a FINDECT considera critério subjetivo e injusto, e que está sendo questionada legalmente, assim como a “Parcela Estratégica” discriminatória.

É importante destacar que essa foi a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e que a Empresa se comprometeu a analisá-la em sua Reunião de Diretoria (REDI). Além do que, essa proposta só surgiu após muita pressão da FINDECT, que pediu a intermediação do MPT diante do impasse.

Diante da ameaça de Greve massiva pela PLR que atingiria toda a população, chamada pela FINDECT a partir das assembleias do dia 2 de maio, o Ministério Público solicitou o empenho e responsabilidade da direção da Empresa pela aprovação da proposta por ele apresentada.

Entendemos como um importante avanço a proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e que ela ocorreu devido à disposição de luta dos trabalhadores.

Infelizmente, durante toda essa luta a outra federação da qual saímos no ano passado não mobilizou suas bases, não decretou Estado de Greve e não buscou meios para fazer avançar as negociações, se omitindo novamente. Essa postura da fentect pode ser confirmada na Ata da Reunião abaixo, onde ela quase não se manifesta para defender os trabalhadores:

Clique aqui e leia a Ata completa da reunião de mediação entre a FINDECT, Ministério Público e ECT sobre a PLR e entenda a necessidade da presença da categoria na assembleia do dia 02/05/2013

Agradecemos todos os trabalhadores e trabalhadoras por sua confiança na FINDECT e sua disposição de luta, único caminho para avançar rumo às conquistas para todos os ecetistas.

Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras da categoria!!