28/4 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Notícia publicada dia 28/04/2023 14:12

No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. E para alertar sobre os riscos e cuidados com a segurança, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A FINDECT ressalta que a data tem como objetivo promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, chamar a atenção principalmente da direção dos Correios para a magnitude do problema e como a promoção e a criação de uma cultura de segurança e saúde pode ajudar a reduzir o número de lesões relacionadas ao trabalho no âmbito da empresa.

Para garantir a segurança no trabalho, é importante a atuação dos cipeiros em cobrar a adoção de medidas para incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs), divulgar os riscos e suas formas de prevenção, organizar o ambiente com sinalização e instruções claras, definir sistemas de comunicação rápidos e cumprir as atribuições da nova CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

A secretaria de saúde da FINDECT e dos sindicatos destacam que ao adotar essas medidas, é possível criar um ambiente de trabalho mais seguro para todos os trabalhadores, buscar uma melhor condição de trabalho, reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Fonte: Findect