SINTECT-SP e PCdoB unem forças na I Conferência Nacional de combate ao racismo

Notícia publicada dia 14/08/2023 13:35

Tamanho da fonte:

Líderes do SINTECT-SP e do PCdoB se juntam na Conferência para construir um futuro democrático e antirracista, reafirmando o compromisso com a igualdade do documento final do encontro, que delineia um horizonte onde a democracia e a luta contra o racismo são alicerces de um projeto nacional verdadeiramente transformador.

Com o slogan “Avançar para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que Eleve o seu caráter Democrático e Antirracista”, o encerramento da Iª Conferência Nacional do PCdoB de Combate ao Racismo, ocorrido no sábado, 12 de agosto, marcou um momento histórico de unidade e comprometimento que reuniu líderes partidários e dirigentes do SINTECT-SP, consolidando a determinação de enfrentar a desigualdade racial e fortalecer os pilares da democracia.

Como afirma o Secretário Geral Ricardo Adriane Negopeixe: “Nossa união neste momento é um testemunho vivo de nossa determinação em erradicar o racismo e construir um futuro onde a justiça e a igualdade florescem juntas, trazendo luz a um novo amanhã.”

A Conferência Nacional foi uma jornada de conscientização e engajamento que tiveram destaque na apresentação dos relatórios dos debates realizados em grupos e, crucialmente, na deliberação do documento da Conferência e do Plano de Lutas, em que os líderes políticos e sindicais delinearam um horizonte onde a democracia e a luta contra o racismo são os alicerces de um projeto nacional verdadeiramente transformador.

Esse grande encontro contou também, na cerimônia inaugural, com a participação de figuras proeminentes como Luciana Santos, ministra e presidenta do PCdoB, o Ministro da Justiça Flávio Dino, a Ministra Anielle Franco, Zara Figueiredo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, e o Deputado Márcio Jerry, partilharam visões e compromissos inspiradores no combate ao racismo e na construção de um projeto nacional inclusivo.

Depois disso, a atenção se voltou aos relatórios produzidos pelos grupos de trabalho, os quais moldaram o documento final, enriquecido por emendas construtivas. A programação intensa seguiu com inscrições, debates e votações de propostas, amplificando o diálogo e os esforços para erradicar o racismo sistêmico. A marcante conclusão do evento reafirmou o compromisso coletivo com a busca incansável pela igualdade e justiça.

Confira o PDF:

Compartilhe agora com seus amigos