SINTECT-SP cobra solução para limpeza em reunião com o COSUP

Notícia publicada dia 27/10/2023 10:32

► Em reunião com o Coordenador Regional de Suporte, Paulo César Penha da Silva Junior e assessores, o presidente do SINTECT-SP Elias Diviza cobrou solução urgente para problemas da limpeza que atingem as unidades.

► O problema é causado por falta de pagamento de salários e direitos pela empresa terceirizada às suas funcionárias, situação que tem que ser regularizada imediatamente, inclusive com o pagamento dos atrasados pelos Correios.

As trabalhadoras terceirizadas da limpeza estão sem pagamento há 2 meses. Em questionamento anterior feito pelo Sindicato, por ofício, a direção da ECT respondeu que o contrato está regular. Dessa vez, em reunião presencial, a conversa mudou um pouco.

Os representantes da ECT afirmaram que a empresa terceirizada teve ocorrências financeiras que ocasionaram o problema. E mesmo com os Correios quitando seus pagamentos todo mês, ela não está pagando corretamente seus empregados.

A providência, segundo o Superintendente e seus assessores, é tentar substituir o máximo possível de contratos com a empresa terceirizada e diversificar, colocando quatro empresas que vão cumprir o trabalho que apenas uma cumpria.

Mas até quando o atual descalabro vai continuar? Essa é a questão. A providência tem que ser rápida, porque simplesmente não dá para trabalhar em unidade sem limpeza.
Os representantes da SPM disseram então que os Correios estão atuando com ações concomitantes para promover a regularização dos pagamentos a partir da próxima semana, considerando as obrigações da contratada, com a devida aplicação das sanções previstas contratualmente.

Em resposta às cobranças feitas pelo SINTECT-SP em ofício, a direção dos Correios informou que “Do mesmo modo, foram iniciados os processos de contratação regular e emergencial para que não haja descontinuidade da prestação de serviço em decorrência de eventual rescisão contratual. Outrossim, estamos trabalhando em soluções para a total regularização das pendências dessa prestadora, junto aos seus contratados, existentes até o quinto dia útil do mês de Novembro do corrente exercício.”

Em meio a esse impasse, o Sindicato cobrou que a empresa adote urgentemente medidas efetivas para amenizar a situação que os trabalhadores estão enfrentando nas unidades até a regularização total das pendências com as empresas terceirizadas que hoje prestam serviços de limpeza nos Correios.

O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza fez duras críticas ao problema enfrentado pelos trabalhadores em São Paulo. “A terceirização tem se mostrado uma medida que, longe de solucionar problemas, tem agravado a situação em muitos aspectos. O SINTECT-SP, não podemos deixar de criticar veementemente essa prática, que tem prejudicado especialmente as faxineiras, que sofrem com a incompetência das empresas terceirizadas. Os trabalhadores, por sua vez, são afetados pelo descaso que resulta na falta de limpeza nas unidades. Essa negligência reflete diretamente na saúde dos trabalhadores e na prestação de serviços de qualidade. Ninguém merece trabalhar num ambiente que não ofereça as condições salubres necessárias em termos de limpeza e higiene”, afirmou Diviza.

Carta Nº 44561177/2023 – SGREO-GEPES-SPM – Pagamento terceirizados