SINTECT-SP e FINDECT garantem primeira reunião de negociação da Campanha Salarial 2018

Notícia publicada dia 19/06/2018 23:31

O Presidente do SINTECT-SP e Vice-presidente da FINDECT Elias Diviza participou da primeira reunião da Campanha Salarial 2018 nessa terça, 19 de junho, em Brasília, em que foi definido calendário com reunião final de negociação no dia 16 de julho

Com a consciência de que só a responsabilidade e a luta mantêm as conquistas, Diviza e outros dirigentes da FINDECT ouviram a direção da ECT dizer que seu desejo é chegar a um acordo na negociação.

Os trabalhadores também querem isso, mas não vão entregar seus direitos, como afirmou o companheiro Diviza. Ele acredita que a unidade da categoria vingará e que, mesmo com as dificuldades atuais, a força da luta garantira as conquistas. É isso que o SINTECT-SP e a FINDECT buscarão. E esperam que a outra federação, que também participou da reunião, faça a parte dela.

Calendário de negociações

O principal resultado da primeira reunião foi a definição de um calendário para as negociações. Ele começou nesse 19 de junho e a previsão é que a última reunião ocorra no dia 19 de julho. Nessa data todas as cláusulas devem estar discutidas e a proposta da empresa deve estar pronta para avaliação da categoria em assembleia.

As cláusulas sociais e as disposições gerais já começam a ser debatidas na quarta-feira (20/06), quando também haverá debate sobre o Postalis. Nessa terça, além da definição do calendário, a empresa trouxe informações sobre transferência dos trabalhadores ainda este mês, para quem quiser e houver vagas, e veio com a conversa de novo PDI, como se houvesse possibilidade de retirar mais trabalhadores dos quadros da ECT.

A sequência das discussões será: saúde do trabalhador, condições de trabalho e direitos das mulheres, relações sindicais e benefícios, e por fim a proposta de reajuste para os salários demais cláusulas econômicas.

Defesa do convênio médico

A Campanha Salarial deste ano está centrada na manutenção dos direitos e conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A pauta entregue à empresa pela FINDECT reivindica assinatura do Acordo nos mesmos termos do acordo fechado ano passado, inclusive para a cláusula do convênio médico. Isso anularia a decisão do TST, que modificou unilateralmente a cláusula com o acordo em vigor, o que fere a Constituição Federal, e prejudicou imensamente a categoria.

A luta por aumento salarial também será grande. Num cenário de inflação perto de 2%, nossa batalha será por um aumento salarial que melhore o poder de compra dos trabalhadores ecetistas.

Todos e todas na luta com o SINTECT-SP e a FINDECT!!!

Ouça abaixo o podcast SINTECT-SP: