SINTECT-SP junto à FINDECT em reunião com José Lopez Feijó, assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República

Notícia publicada dia 07/08/2014 15:33

No dia 05 de Agosto de 2014, o Presidente do SINTECT-SP e Vice-Presidente da FINDECT, Elias Diviza, juntamente com José Aparecido Gândara, Presidente da FINDECT e do SINDECTEB/BRU (Bauru); José Edilson, conhecido como Shampoo Zen, do SINTECT-RN; acompanhados do presidente da CTB, Adilson Araújo, apresentaram ao assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijó, as reivindicações da categoria que integram o movimento da campanha salarial iniciado no dia 1ª de agosto. Também estão em Brasília para outras reuniões da categoria Marcos Sant’águida, do SINTECT-RJ; Antônio Antunes, do SINTECT-RO; e Telma Milhomem, da FINDECT-TO.

FINDECT e CTB em reuniao com Jose Lopez Feijo

As reivindicações, segundo Diviza, incluem o aumento linear de R$ 300, o aumento real de 5% acrescido da inflação e o reajuste dos tickets para R$ 35. “Expusemos também a situação pela qual vem passando os sindicatos, especialmente os filiados à Findect”, ressaltou. Questões como segurança, a falta de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e o não cumprimento do acordo de pagamento do vale cultura, inclusive retroativo a 1º de agosto de 2013, quando foi assinado o acordo coletivo, são as principais frentes da luta dos sindicatos.

Para Feijó, o pagamento do vale cultura tem que ser cumprido, já que é resultado de acordo assinado com a empresa. Quanto ao pagamento da PLR, Feijó acredita que também é um direito dos trabalhadores da ECT. O assessor afirmou ainda que atuará para facilitar as negociações da categoria junto à empresa.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, acredita muito no poder de negociação dos dirigentes e na conquista da justa pauta de reivindicações. Segundo Diviza, a participação da CTB contribui ativamente com todo esse processo.

Outros temas para negociação

Telma Milhomem  FINDECT-TO

Telma Milhomem – FINDECT-TO

Telma Milhomem integra a mesa temática das mulheres dentro na mesa permanente de negociação salarial. “A gente está negociando os benefícios da mulher ecetista nesta mesa”, destacou. Dentre a extensa pauta de reivindicações das mulheres, estão temas como o assédio que, segundo Milhomem, ainda acontece muito, melhores condições de trabalho, respeito e tratamento diferenciado em relação aos homens em decorrência de suas limitações. “A gente espera que nesse acordo coletivo a gente tenha avanços, principalmente nesses pontos”, disse.

Também está na pauta o fim das convocações de trabalho nos finais de semana para as mulheres que recebem o auxílio creche e a extensão da licença maternidade. Em novembro, adiantou Milhomem, realizaremos o Encontro das Mulheres com todos os sindicatos da FINDECT, onde esses temas serão abordados.

O SINTECT-SP faz parte dos Sindicatos Unificados, que são filiados à Federação Interestadual de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), assim como os sindicatos de Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia.

De Brasília, Ludmila Machado

Fonte:  Portal CTB