SINTECT-SP REALIZA VISITA COM EQUIPE DE SAÚDE NO COMPLEXO SANTO AMARO E COBRA MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Notícia publicada dia 02/07/2016 12:58

O Sintect-SP é o primeiro sindicato à contratar uma equipe de saúde e fazer cumprir a Cláusula 30 do ACT, e nesse último dia 29/06 a equipe de saúde realizou uma minuciosa averiguação das condições de trabalho no Complexo de Santo Amaro.

bannerl_tecnico_segurança_do_trabalho_sintect_spO SINTECT-SP vem há muito tempo denunciando aos órgãos competentes as péssimas condições em que se encontram muitas unidades, tanto na capital como na grande SP, ABC e região de Sorocaba, devido à omissão da ECT em relação às condições de trabalho e à precariedade em que ela deixou diversas unidades.

imagem_seguranca_do_trabalho_visita_a_santo_amaro_02_07_2016Por isso, no último acordo coletivo o Sindicato defendeu e conseguiu um grande avanço: a inclusão de uma cláusula que permite a entrada dos representantes dos trabalhadores para averiguar as condições de trabalho dos setores (Cláusula 30).

Para colocar a cláusula em prática com a maior eficiência possível, o Sindicato contratou uma equipe de saúde para, junto com seus dirigentes, visitar e averiguar as reais condições de trabalho. A ideia é fazer um pente fino em todas os setores que se encontram com problemas estruturais, colocando em risco a vida de muitos trabalhadores e não dando condições de trabalho mínimas para desempenhar as atividades diárias.

Essa equipe de saúde do Sindicato é composta por um médico do Trabalho, o Dr. Drummond. Ele é profissional que desenvolveu um trabalho conjunto com o Sintect-SP, que resultou no lançamento de um livro, mais precisamente um documento que comprova que a atividade de carteiros e OTTs é prejudicial à saúde. Este livro baseou um projeto de lei que visa a reduzir o tempo de trabalho para aposentadoria, de 35 para 25 anos, dos trabalhadores que desempenham essas atividades.

Técnicos de Segurança do Trabalho também compõe essa equipe. São profissionais especializados em identificar irregularidades no ambiente de trabalho, seja voltado à saúde, estrutural ou no quesito segurança.

imagem_seguranca_do_trabalho_visita_a_santo_amaro_02_07_2016_2Vistoria em Santo Amaro

No último dia 29/06 foi realizada uma visita no Complexo de Santo Amaro. A equipe foi composta pelos Diretores do Sindicato Douglas Melo e Júlio César, Médico e Técnicos de Segurança do Trabalho. Foi possível averiguar atentamente as condições em os trabalhadores desempenham suas atividades diárias.
Nos próximos dias será finalizado o relatório dessa visit. Nele serão apontadas todas as irregularidades e dado um prazo para que a ECT faça os devidos ajustes. Caso a empresa não cumpra as solcitações, o Departamento Jurídico do Sindicato, que é parceiro neste trabalho, já está preparado para ingressar com ação e denúncia, solicitando no Ministério e na Justiça do Trabalho a interdição dos setores que não dão as condições mínimas de segurança para os Trabalhadores.

banner_seguranca_do_trabalho_visita_a_santo_amaro_02_07_2016_
Em breve divulgaremos as próximas unidades que serão visitadas por essa equipe de saúde.