SINTECT-SP comemora 35 anos à frente das lutas dos Trabalhadores dos Correios

Notícia publicada dia 13/03/2023 16:44

“É um enorme orgulho estar à frente da entidade que representa a categoria que é hoje uma das mais combativas, unidas e lutadoras do país, que conseguiu barrar a privatização dos Correios pelo bolsonarismo e que agora tem toda condição de retomar os direitos que foram roubados nos últimos quatro anos de governo de extrema-direita! Parabéns a todos os ecetistas da base do SINTECT-SP!” – Elias Diviza, Presidente do SINTECT-SP

O SINTECT-SP foi fundado em 30 de setembro de 1988, após a promulgação da Constituição Cidadã que, entre outras conquistas importantes como o SUS e o Sistema público de Previdência, garantiu aos servidores públicos o direito de ter seus próprios Sindicatos.

A Carta Sindical com o devido registro no Ministério do Trabalho saiu em 13 de março de 1990, data que ficou marcada como a de fundação do maior Sindicato de trabalhadores dos Correios na América Latina.

Mas esse grande Sindicato não nasceu do nada. No calor da maior greve da história da categoria até então, realizada por 30 dias em 1988, é fruto da história de lutas construída pela Associação Profissional dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Região Grande São Paulo, que se uniu à nova geração que comandou aquela greve heróica.

Nesses 35 anos de história, com um Sindicato para chamar de seu, a categoria ecetista de São Paulo se tornou uma das mais importantes do país pelo seu espírito combativo, sua capacidade de mobilização e organização, sua disposição de realizar grande greves para defender seus direitos e buscar novas conquistas, e de estar ao lado dos demais trabalhadores do país em suas lutas!

Uma dessas lutas foi a batalha para derrotar o projeto de extrema-direita que conduziu o país à ruína nos últimos quatro anos, com o bolsonarismo no governo. Com a vitória e a eleição do governo Lula, está colocada a possibilidade e o desafio de reconquistar os direitos que foram roubados nos anos de ataques à classe trabalhadora! Com união na luta essa vitória virá!

Um pouco de história:

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem sua origem no Correio-Mor criado em 25/1/1663, no Rio de Janeiro. Em 26/12/1931 foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), resultado da união entre a Diretoria Geral dos Correios e a Repartição Geral dos Telégrafos. A ECTB como é hoje – uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações – nasceu em 20 de março de 1969.

A Diretoria do SINTECT-SP, Gestão Responsabilidade, Experiência e Luta (2023-2027), parabeniza todos os trabalhadores que ajudaram a construir o maior sindicato de trabalhadores dos correios do país e estão nas lutas todos os anos.