SINTECT-SP discute melhoria das condições de trabalho na Zona Sul com o Superintendente SPM

Notícia publicada dia 07/02/2023 10:33

Ficou acertado o cancelamento do fechamento dos CDDs Vila Olímpia, Parque Cocaia e Granja Julieta , a procura de um imóvel para abrigar o CDD Acuri, o restabelecimento de condições trabalho ao pessoal do CDD Santo Amaro, que está abrigado em um subsolo, e reformas estruturais para a melhoria das condições de trabalho nas unidades mais críticas

Na sexta-feira, 3 de fevereiro, os Dirigentes do SINTECT-SP Douglas Melo e Júlio César reuniram-se com o Superintendente da SPM, José Marcos, Gedis e Gerae da zona Sul. O encontro atendeu pedido do Sindicato para discutir o fechamento de unidades de distribuição e outros problemas graves da região, apontados há tempos pelo, mas sem resposta.

A região Sul vive à beira do caos há tempos. Abandono, assédio, trabalho em situação precária, fechamentos de unidades importantes e aglomeração do pessoal com a junção de setores são alguns dos grave problemas combatidos pela direção sindical e os trabalhadores.

Com a mudança de governo e de direção na empresa, o Sindicato intensificou as denúncias, principalmente de fechamento de unidades, e também das péssimas condições de trabalho e de atendimento à população.

Procurou representantes do governo Lula e mostrou que a política da ex-direção bolsonarista dos Correios permanecia com resquícios na região, inclusive com a mesma truculência e falta de diálogo.

Fechamentos cancelados

O Superintendente recebeu o Sindicato, junto com a Gedis e os Gerae, e tratou de todos os assuntos levantados pelo Sindicato.

Sobre o fechamento de unidades de distribuição, com as denúncias do Sindicato e a repercussão negativa do anúncio de fechamento de mais setores numa região já carente de CDDs, agências e trabalhadores, a direção da empresa ouviu a representação da categoria.

Na reunião, anunciou o cancelamento do fechamento dos CDDs Vila Olímpia, Parque Cocaia e Granja Julieta, e o início da procura para a locação de um imóvel para o CDD Acuri na região, tendo em vista que a unidade e o lugar são estratégicos, inclusive por estarem numa região com muitas empresas e indústrias. Também será reavaliada a mudança do local do CDD Santo Amaro, que hoje se encontra no subsolo.

Reformas estruturais

O Superintendente se comprometeu a priorizar a melhoria das condições de trabalho de forma geral na região. Uma das ações será a realização de reformas estruturais.

Para tanto, intensificará as visitas da equipe técnica dos Correios, chamada Sinergia, às unidades. Essa equipe multifuncional vai aos setores, examina as condições de trabalho e prediais, faz relatórios e encaminha aos chefes e gerentes.

Esses serão os responsáveis por providenciar a correção das irregularidades apontadas nos processos, emissão de CATs e condições de trabalho e nos prédios que abrigam as unidades, parte elétrica, hidráulica, banheiros, ventilação, espaço etc.

O Sindicato solicitou que a empresa priorize as unidades mais críticas.

Avanços

A reunião trouxe alento frente à situação vivida na região e a expectativa de que a retomada do diálogo e a boa vontade demonstrada pela Superintendência rendam bons frutos para os trabalhadores, com melhores condições nas unidades, e para a população, como melhor atendimento.

O Sindicato continuará na luta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da região, bem como das demais, sempre que houver problemas a serem negociados e resolvidos.