SINTECT/SP e FINDECT marcam presença na Marcha das Mulheres Negras em Brasília

Notícia publicada dia 18/11/2015 11:22

As Diretoras do SINTECT/SP participaram da 1ª Marcha das Mulheres Negras – Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, ocorrida nesta quarta-feira (18), em Brasília. A mobilização, organizada por entidades do movimento negro, contou também com a presença de boa parte da direção dos sindicatos do RJ e da FINDECT

marcha_mulheres_negras_sintect_1000_zyon (5)

Participaram representando o SINTECT/SP as Diretoras Arlete, Silvana e Marta, além das companheiras Karol Bandeira, Edna e Elizete Alves do sindicato do RJ e Neli Marques representando a FINDECT, além de Dirigentes da CTB de todo país.

Desde que foi criada, a CTB incluiu a pauta do movimento negro entre as principais bandeiras de luta da central. Atualmente a entidade conta com 22 secretarias de Promoção da Igualdade Racial nos estados. Para a CTB, o racismo institucional, que dificulta o acesso de trabalhadores negros nos cargo executivos e de gerência das empresas e organizações públicas, deve ser fortemente combatido pelo movimento sindical. A central que mais cresce no Brasil tem fomentado o desenvolvimento de políticas públicas e lutado pela causa da população negra no campo político, econômico e social.

“Queremos igualdade das mulheres mulheres negras no mercado de trabalho, exigimos mais espaço nos cargos administrativos e chefia, tendo em vista que somos ainda minoria ”, declarou a Diretora Silvana Azeredo.

marcha_mulheres_negras_sintect_1000_zyon (11)

“É de extrema importantância para as mulheres negras estarem presentes nesta grande mobilização do nosso povo. Muitas vezes elas recebem os menores salários e sofrem as piores discriminações. Estamos aqui nessa luta por um mundo de igualdade e respeito”, declarou a Diretora Arlete Miranda.

marcha_mulheres_negras_sintect_1000_zyon (6)

Marta Alves, Diretora de Base do Sintect/sp, disse estar muito contente e entusiasmada com esse grande e expressivo ato das Mulheres Negras de todo Brasil contra o racismo.

marcha_mulheres_negras_sintect_1000_zyon (2)

“Estes atos são essenciais, pois promovem nosso protagonismo”, disse Neli Marques Diretora da FINDECT.

“Marchas como estas, aqui em Brasília, devem ser realizadas em todos os estados, temos diversas reivindicações e as nossas pautas, ficam muitas vezes esquecidas ou negociadas juntamente com as demais, não queremos isso, nossas lutas são prioritárias”, declarou Karol Bandeira Diretora das Mulheres do SINTECT-RJ.

marcha_mulheres_negras_sintect_1000_zyon (1)

A mobilização reuniu mais de 10 mil mulheres, entre elas, autoridades e lideranças nacionais e internacionais do movimento negro, como a representante da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.

Fato lamentável foi o de manifestantes pró-impeachment e regime militar, acampados em frente ao Congresso, tentarem tumultuar a Marcha com ataques racistas e de violência. Um policial civil do Maranhão, integrante do grupo acampado, disparou três tiros para o alto e acabou detido pela Polícia Militar.

Confira abaixo o álbum de fotos  de mais esta atividade: