SINTECT-SP participa de Encontro de Anistiandos e Anistiados políticos com o governo

Notícia publicada dia 30/03/2023 11:39

Tamanho da fonte:

O Diretor de Anistia, Nailton Jerônimo participou do Encontro realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que marcou a retomada da discussão da anistia, parada por 6 anos pelos ex-governos extremistas de direita, inimigos dos trabalhadores e favoráveis à ditadura, à repressão e à tortura.

O 1º Encontro com os representantes de Anistiandos e Anistiados Políticos, realizado em Brasília nos dias 28 e 29 de março, trouxe novamente à luz do dia a discussão sobre anistia política, justiça de transição, democracia e participação popular.

Segundo Nailton, nessa primeira reunião o debate foi amplo. Abordou desde a questão dos perseguidos e desaparecidos pela ditadura militar, até a situação dos trabalhadores de inúmeras estatais, demitidos injustamente e por motivos políticos, entre eles os Correios.

Muitos familiares de vítimas, mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar participaram do encontro e tiveram oportunidade de relatar suas perdas e suas dores impostas pela repressão aos opositores do regime dos generais.

Os novos Conselheiros da Comissão de Anistia indicados pelo governo Lula, após a reestruturação do grupo e a retomada dos trabalhos, ouviram e responderam as demandas trazidas pelos familiares e trabalhadores de estatais.

O evento faz parte da Semana Nunca Mais, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos para relembrar as atrocidades praticadas nos Anos de Chumbo e as necessárias reparações.

A Diretoria do SINTECT-SP expressa sua satisfação com a atitude do governo, de retomar a comissão, as discussões e os julgamentos. Só um governo de esquerda tomaria essa medida para combater os abusos de empresas e governos de direita, empresários e governantes a eles ligados, contra os trabalhadores.

A retomada da discussão da anistia dos Correios é uma necessidade, frente às demissões arbitrárias realizadas por diretorias em greves e outras situações. E faz mais sentido ainda nesse momento, em que a mão de obra na ECT está completamente defasada devido aos longos anos sem concurso público e contratação.

Aguardem novas informações sobre a retomada dos trabalhos e chamados para a abertura e o andamento de processos.

Compartilhe agora com seus amigos