Todos à Assembleia terça feira, dia 14/5, a partir das 19 horas, no CMTC Clube contra a intransigência da ECT

Notícia publicada dia 13/05/2013 20:02

Tamanho da fonte:

MPT propõem pagamento da PLR sem GCR e parcela estratégica, mas ECT mantém postura unilateral

Em mais uma demonstração de seu descompromisso com a categoria, ECT paga a PLR em seus moldes arbitrários, e desrespeita proposta de acordo feito em reunião com o MPT, onde o Ministério propôs que a PLR deveria ser paga nos moldes da PLR 2011, relembrando ainda que, nesta mesma reunião, o MPT solicitou que a categoria esperasse até terça, 14/05 para a resposta da empresa, o que foi acatado pela assembleia de 09/05.

Relembrando:

Os trabalhadores foram a assembleia de 09 de maio dispostos a parar. Mas resolveram esperar, em respeito à proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Audiência de Conciliação no dia 09 de maio, que foi a seguinte:

“PROPOSTA PARA EVITAR A GREVE: O representante do MPT exorta os trabalhadores a não entrarem em greve até 18 horas da terça-feira (14 de maio) para permitir que a empresa pague PLR 2012 conforme PLR 2011 e reabra imediatamente a negociação”.

Clique aqui e leia a Ata completa da reunião do dia 09/05/2013

Ou seja, o MPT foi claro: reafirmou sua proposta anterior, de que a PLR 2012 seja paga nos moldes da PLR 2011, sem “Parcela Estratégica” nem “GCR”, até as 18 horas do dia 14 de maio, próxima terça-feira. E que as negociações da PLR 2013, a ser paga em 2014, continuem.

Diante disso, a orientação da FINDECT e da direção do SINTECT-SP foi pela não deflagração de Greve a partir das 22 horas do dia 09 de maio. A categoria acatou, deu o prazo até terça, manteve o estado de greve e marcou nova assembleia para do dia 14/05.

Só que mais uma vez, a empresa mostra sua prepotência e arbitrariedade desacatando a proposta de acordo firmado em reunião com o MPT, e paga a PLR dentro de seus moldes, usando a desculpa de que estaria fazendo esse pagamento “em respeito à seus funcionários, pois estaria se aproximando o feriado de dia das mães”, como expressado no informativo Primeira Hora, que pode ser visto abaixo:

Clique aqui e leia o Primeira Hora onde a ECT fala sobre o pagamento unilateral da PLR.

Diante desse absurdo, A FINDECT, federação da qual o SINTECT/SP faz parte, se manifestou diretamente ao MPT e também ao Deputado Federal Vicentinho, no dia 10/05 demonstrando sua indignação com a situação e exigindo um posicionamento sobre a questão, como pode ser visto abaixo:

Mensagem enviada ao Ministério Público do Trabalho:

Senhoras Simone e Claudia. Boa Tarde!

Peço o favor de levar ao conhecimento dos Procuradores do MPT Doutores Eduardo Antunes Parmeggiani, Rogério Rodriguez Fernandez Filho e Ricardo José Macedo de Britto Pereira, os documentos anexos.

Estou enviando o informativo “Primeira Hora” da ECT, onde a Empresa ignorando e desrespeitando totalmente o trabalho que realizamos durante as reuniões de mediação no MPT, realizadas nos dias 23 e 30/04 e 09/05, está informando que fará o pagamento de forma unilateral.

Esta postura da ECT, nos deixa perplexos, pois nós Representantes da FINDECT, sempre demonstramos interesse em resolver o impasse de forma negociada. A intransigência dos Dirigentes da ECT, e a forma de agir não respeitou o MPT nem as Representações sindicais e os trabalhadores.

Solicitamos que o MPT convoque uma reunião com a participação da ECT e da FINDECT, para justificar porque ela não respeita e não respeitou os Procuradores do MPT que mediaram as negociações da PLR. conforme comprovamos no documento anexo.

Segue também cópia do telegrama enviado pela ECT apara os 116.000 trabalhadores dos Correios, no dia seguinte a proposta do Dr. Ricardo no dia 30/04.

José Aparecido Gimenes Gandara
Presidente da FINDECT

Mensagem enviada ao Deputado Federal Vicentinho:

Caro Deputado Federal Vicentinho. Boa Tarde!

Indignados com a postura da Empresa, encaminho a V. Excia, cópia do Telegrama enviado pela ECT a cada um dos 116.000 mil trabalhadores, tentando persuadí-los a ficar contra o Sindicato.

Clique aqui e veja uma cópia do telegrama enviado pela ECT aos trabalhadores no dia 30/04/2013

Informo também que na reunião de ontem, 09.05 no MPT em Brasília/DF, o Procurador fez a proposta conforme já havia sido feita anteriormente (30/04) para pagamento da PLR/2012, nos mesmos critérios da PLR/2011, e reabrir as negociações da PLR/2013, mediante suspensão da Greve que estava marcada para ontem (09/05). A FINDECT cumpriu sua parte e aprovou a proposta do MPT e suspendeu a GREVE.

Numa prática totalmente anti sindical e desrespeitosa, a Diretoria dos Correios, composta por ex dirigentes sindicais ligados ao PT e a CUT, por mais absurdo e incrível que isso possa parecer, não respeitou o MPT e as Representações Sindicais e informou no informativo da ECT “Primeira Hora”, que vai pagar a PLR unilateralmente a seu critério sem respeitar a vontade da maioria dos trabalhadores.

Gostaria de um posicionamento seu sobre o assunto.

Saudações,

José Aparecido Gimenes Gandara
Presidente da FINDECT

Outras imposições da empresa que prejudicam toda a categoria

Aumento no Postalis:

A mensalidade do Postalis também foi aumentada de forma unilateral. O motivo foi o rombo, que não foi o trabalhador quem fez. Não dá para aceitar!

Privatização do convênio médico:

E o mais novo ataque ao direito dos trabalhadores é a mudança do plano de saúde de forma unilateral pelos  Correios, mas não para melhora-lo, como é necessário, mas para piorá-lo. A ideia dela é privatizar o plano, e já montou até o estatuto para isso.

A luta começa já! O SINTECT-SP e a FINDECT estão se preparando para  organizar a categoria e enfrentar essas batalhas. Maiores informações nos próximos jornais e no site do Sindicato.

Por todos esses motivos, o SINTECT/SP convoca toda a categoria para mais esse dia de batalha, em assembleia que será realizada amanhã, dia 14/05 no CMTC Clube, na Av. Cruzeiro do Sul, 808, próximo ao metrô Armênia, a partir das 19:00 horas.

Compareça e faça parte desta luta! 

Compartilhe agora com seus amigos