Trabalhadores do CDD Vergueiro denunciam situação de caos e exploração

Notícia publicada dia 04/05/2023 17:15

Os trabalhadores do CDD Vergueiro, estão enfrentando uma situação de caos e exploração no seu local de trabalho. Eles denunciam que sofrem diariamente com terror, medo, ameaças, cobranças excessivas, sobrecarga de trabalho e horas extras.

Essas condições precárias são impostas pela Gerência de Atividades Externas (GERAE) 01, que envia cargas de encomendas de outras unidades para o CDD Vergueiro sem fornecer os recursos necessários para a realização do serviço.

Segundo os trabalhadores, o CDD Vergueiro tem uma demanda muito maior do que a capacidade de atendimento. Além da carga normal da unidade, eles são obrigados a entregar as encomendas de outras unidades que são enviadas pela GERAE 01.

No entanto, eles não contam com o número suficiente de funcionários, veículos e equipamentos para realizar o serviço. Há duas linhas que estão sem motoristas e quando alguém entra de férias não há substituição. Os trabalhadores também recebem caixas enormes e pesadas que não cabem nos carros disponíveis. Para tentar dar conta do serviço, eles fazem horas extras praticamente todos os dias, sem receber o pagamento corretamente.

Os trabalhadores do CDD Vergueiro afirmam que estão sendo vítimas de uma política de culpabilização por parte da empresa. Eles dizem que sofrem constantes ameaças de demissão, suspensão e transferências se não cumprirem as metas estabelecidas pela GERAE 01.

Eles também denunciam que a empresa tenta jogar a responsabilidade pela sua ineficiência nos trabalhadores, ignorando as condições adversas que eles enfrentam. Além disso, eles temem que a empresa esteja planejando juntar o CDD Vergueiro com o CDD Aclimação, o que aumentaria ainda mais a carga de trabalho e a precarização do serviço.

Diante dessa situação, o SINTECT-SP está mobilizando os trabalhadores do CDD Vergueiro, e está acompanhando o caso e cobrando soluções urgentes da empresa.

O Sindicato também exige que a empresa respeite os direitos dos trabalhadores, forneça as condições adequadas de trabalho, pare de enviar cargas extras para o CDD Vergueiro e desista da ideia de juntar o CDD Vergueiro com o CDD Aclimação e convoca os trabalhadores a se organizarem em defesa dos seus empregos e da melhoria da qualidade do serviço público.