3 de Outubro TEM greve: Trabalhadores Unidos na Defesa dos Serviços Públicos Essenciais

Notícia publicada dia 02/10/2023 15:57

► Terça-feira, 3 de outubro, será o Dia de Luta Contra as Privatizações da Sabesp, Metrô, CPTM e os Ataques do Governo Tarcísio de Freitas aos Serviços Públicos Essenciais.

► Nesse dia, trabalhadores de diferentes setores, incluindo os Correios, unem forças contra a privatização e pela garantia de serviços fundamentais para a população brasileira.

O governo atual, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas, manifesta a intenção de privatizar setores estratégicos, um movimento que suscita preocupações e resistência. É evidente que a privatização desses serviços públicos poderia impactar negativamente o acesso da população a saneamento, transporte e outros serviços fundamentais.

Isso acende o alerta de que a luta em defesa dos serviços públicos essenciais e contra a sua privatização se torna cada vez mais premente. E a união dos trabalhadores se revela fundamental para resistir à investida empresarial, neoliberal e bolsonarista que ameaça privatizar serviços que são cruciais para a qualidade de vida da população brasileira, e que se tornarão caros e pouco acessíveis se caírem em mãos privadas.

A adesão massiva dos trabalhadores da Sabesp à greve de 24 horas, em consonância com os colegas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), é um claro indicativo de que a defesa desses serviços está acima de quaisquer divergências, unindo diferentes categorias em um objetivo comum.

A função social dos serviços públicos e o compromisso dos trabalhadores

O presidente da CTB São Paulo, Rene Vicente, ressalta a função social da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da qual é funcionário e que é um dos alvos dessa investida privatista do governador neoliberal e bolsonarista de São Paulo.

Rene destaca que milhares de famílias de baixa renda se beneficiam com tarifa social e de vulnerabilidade praticado pela emrpesa, além do subsídio cruzado, que financia cidades menores a partir do lucro de municípios mais ricos.

Segundo ele, a população conta com o compromisso dos sabespianos, que trabalham arduamente para atender às necessidades da comunidade e contribuir para a grandeza da Sabesp.

Trabalhadores dos Correios na luta com toda a população

Já o presidente do Sindicato dos Correios de São Paulo, Elias Diviza, enfatiza a importância de rejeitar a tentativa de privatização de serviços essenciais em São Paulo.

Para Diviza, os trabalhadores dos Correios estão na luta, juntamente com os demais trabalhadores, para barrar toda e qualquer investida do governo bolsonarista de São Paulo contra os serviços essenciais. A união e a resistência são fundamentais para proteger o que é de todos e garantir um futuro melhor para a população.

Ele também realça que, nesse momento, a união dos trabalhadores dos Correios com os colegas da Sabesp, Metrô e CPTM é um exemplo de solidariedade e coesão. Estar lado a lado na luta pela manutenção de serviços públicos de qualidade, essenciais para uma sociedade justa e inclusiva, é almejar e lutar por um futuro melhor para todos.

Diviza também defende que a preservação desses serviços é um compromisso com o bem-estar da população e a construção de um futuro mais equitativo e acessível para todos. “A urgência dessa luta é evidente, e juntos, somos mais fortes para enfrentar esse desafio e defender o que é de todos”, afirmou ele.

Participe do Plebiscito Popular!

O plebiscito popular, uma ferramenta democrática e de engajamento cívico, representa uma forma de dar voz à sociedade no debate à privatização.

A prorrogação do prazo para participação até 5 de novembro amplia a oportunidade de todos se manifestarem, possibilitando que mais cidadãos expressem sua opinião e se envolvam ativamente na resistência contra a privatização.

Participe do plebiscito e faça sua voz ser ouvida. Clique AQUI!