Unidades precisam de reformas para ajudar a melhorar a imagem dos Correios na sociedade

Notícia publicada dia 16/03/2023 12:05

Tamanho da fonte:

A situação do CDD João Vieira, que já estava péssima e piorou com as intensas chuvas das últimas semanas, é um símbolo da precariedade dos prédios que abrigam as unidades e contribui para derrubar a imagem dos Correios na sociedade. Isso precisa mudar com urgência!!

As chuvas castigaram o CDD João Vieira. Mas era de se esperar. A má conservação, falta de manutenção e reparos necessários já mostravam a fragilidade do prédio e o estrago que poderia ser causado por uma intempérie como a das últimas semanas.

Problema generalizado

Não só o CDD João Vieira que está caindo aos pedaços. Para citar alguns exemplos, no CDD Parque Cocaia as chuvas fizeram parte da estrutura externa ceder e atingir a parede da unidade.

No CEE Vila Santa Catarina, que está totalmente abandonado, os buracos tomaram conta das calçadas e a fachada externa está deteriorada, sem contar que o teto do refeitório a qualquer momento pode desabar devido às infiltrações. E ainda abriga moradores em sua parte externa, que precisam ser colocados em um lugar decente (alô prefeitura e governo do estado, cadê a política pública de abrigo e moradia para o povo em situação de rua?).

O CDD Capela do Socorro vira uma cachoeira toda vez que chove e instalações elétricas precárias e comprometidas.

No CDD Cerrado, em Sorocaba, a situação não é diferente, fizeram um cercadinho e colocaram as encomendas e os trabalhadores num local extremamente quente e sem ventilação.

Por reforma geral nos setores e na imagem

Esses e muitos outros setores precisam de reforma urgente. Não é possível continuar como está. Não só porque piora as condições de trabalho, de armazenamento e manipulação das correspondências e objetos, e aumenta a insalubridade. Mas também porque arranha a imagem dos Correios.

O sucateamento dos últimos anos foi parte do projeto bolsonarista de privatização. Ele trouxe piora acentuada do atendimento à população.

Menos funcionários, fechamento de setores e SDs mal feitos provocaram acúmulos de cargas represadas em diversos setores, geram atrasos nas entregas e até ausência delas. A população foi prejudicada com o DDA e não gostou. Isso derrubou a imagem dos Correios, como queriam os privatistas, para criar ambiente para uma venda.

O abandono das unidades, a falta de manutenção e a precarização das instalações pioraram o quadro. A imagem desgastada propositalmente pela queda na qualidade dos serviços ficou ainda pior, com unidades caindo aos pedaços, com fachadas deterioradas, feias, pichadas e quebradas.

Por um projeto de fortalecimento dos Correios

Essa situação precária atinge centenas de unidades impacta negativamente na imagem da empresa. Ela precisa mudar. Reforma e manutenção das unidades têm que ser parte de um projeto sério de recuperação, fortalecimento e valorização dos Correios. Os ecetistas, o Brasil e os brasileiros precisam e merecem isso!

Compartilhe agora com seus amigos