Histórico: FINDECT celebra avanço na correção das inconsistências do ACT

Notícia publicada dia 23/11/2023 13:29

Na tarde de ontem, após 50 dias de incansáveis negociações, pressão, cobrança e a iminência de uma greve, a direção dos Correios cedeu às pressões e apresentou um Termo Aditivo. Esse documento foi analisado pela FINDECT, pelos sindicatos e agora segue para apreciação nas assembleias, sob a orientação de aprovação da proposta e do termo aditivo.

Os sindicatos filiados à FINDECT conquistaram avanços significativos, corrigindo 18 inconsistências cruciais e tirando da ECT o compromisso de discutir outras 8 (oito) inconsistências em Mesa Nacional de Negociação Permanente.

A direção dos Correios, inicialmente intransigente, recuou diante da iminente greve, atendendo às principais reivindicações da FINDECT. Essas modificações no acordo coletivo representam uma vitória para os trabalhadores, corrigindo disparidades que impactavam diretamente seus direitos e benefícios.

Principais Conquistas Detalhadas:

1 – Ao invés da concessão de um abono salarial de R$ 1.500 em Janeiro/2024 com descontos de até 50% em folha, será concedido um Vale Alimentação Extra de R$ 1.500,00 – coparticipação de apenas R$ 7,50 – antecipado para 15/12/2023.

2 – Antecipação da incorporação do reajuste salarial de R$ 250,00 (ou de 3,53% para quem ganha mais de R$ 7 mil), originalmente previsto para julho, agora para janeiro/2024;

3 – Garantia do reajuste de 3,53% na tabela de todas as funções, em Janeiro/2024;

4 – Implantação da Entrega Matutina em carácter excepcional e IMEDIATO em todos os CDDs do Brasil;

5 – Garantia de intervenção das CIPAAs nos casos de assédios nas unidades;

6 – Adiantamento do 13º Salário à partir de março/2024;

7 – Agendamento de reunião com órgãos governamentais, com a participação da FINDECT, para abertura urgente de Concurso Público;

8 – Redução na mensalidade e na coparticipação no Plano e Saúde, à partir de Janeiro/2024;

Confira na íntegra as demais correções: Termo Aditivo e Quadro Comparativo

QUADRO COMPARATIVO (CLIQUE AQUI)

CARTA Nº 45242781/2023 – DEREO-SUGEP

Essas conquistas representam não apenas uma correção no papel, mas uma transformação nas condições de trabalho e remuneração para os trabalhadores dos Correios. A mobilização constante da categoria foi crucial para esses avanços históricos. O apoio dos trabalhadores fortaleceu a posição da FINDECT nas negociações, demonstrando a importância da união para garantir direitos e melhorias nas condições de trabalho.

Orientações para Assembleias:

Os sindicatos de Bauru, Maranhão e Rio de Janeiro realizaram suas Assembleias ontem, dia 22, e aprovaram o termo aditivo. Já o Sindicato de São Paulo fará a Assembleia esta noite, às 19 horas, e o Estado de Tocantins também terá sua assembleia na sexta-feira, seguindo a mesma orientação de aprovação do termo aditivo, considerando seus benefícios para os trabalhadores.