Você sabia!? | Como funciona a progressão Salarial nos Correios

Notícia publicada dia 21/10/2023 12:59

Em busca de fornecer orientações precisas aos trabalhadores dos Correios, o SINTECT-SP traz informações cruciais sobre como funciona a progressão salarial.

Progressão Salarial nos Correios

Compreender as regras de progressão salarial é crucial para planejar sua carreira nos Correios. A regra atual estabelece o seguinte:

. No 1° ano, a progressão é baseada na antiguidade.

. No 2° ano, a progressão é por mérito.

. No 3° ano, não há progressão.

Isso significa que um trabalhador só pode receber, no período de 03 anos, no máximo duas progressões e, no mínimo, uma progressão.

É importante notar que embora essa regra esteja presente no manual da empresa, há discussões sobre a necessidade de alterá-la. O SINTECT-SP acredita que a progressão por mérito deveria levar em consideração o tempo de serviço, evitando que a gestão tenha total controle sobre essa questão.

No entanto, vale ressaltar que a empresa não paga as progressões previstas para os trabalhadores que permanecem em cargos em extinção, mantendo o Plano de Cargos e Salários de 1995 (PCCS de 95). Isso tem gerado tratamento desigual e desumano a esses trabalhadores.

Esse critério de progressão pode ser desfavorável aos trabalhadores, e é fundamental que estejam cientes das regras vigentes. A verificação da situação atual pode ser realizada na ficha cadastral.

O SINTECT-SP se mantém comprometido em informar os trabalhadores sobre essa e outras questões relacionadas aos trabalhadores. É fundamental estar ciente de seus direitos, contribuindo com o Sindicato e lutando por melhorias nas condições de trabalho.