Após forte mobilização dos Trabalhadores, Correios implementam ações imediatas nas unidades da zona sul

Notícia publicada dia 06/03/2024 19:35

Medidas concretas são adotadas dia após a mobilização dos trabalhadores dos Correios da Zona Sul, visando melhorar a segurança e as condições de trabalho, suspender o Sistema de Distritamento (SD e SDE) e iniciar as discussões sobre a entrega matutina, com inclusão de limitadores de percurso (8km) no SD e SDE e acompanhamento sindical.

1. Suspensão Imediata do Sistema de Distritamento (SD/SDE) e Revisão do Cadastro: Na sequência das demandas dos trabalhadores, a GEDIS tomou a decisão de suspender imediatamente o SD/SDE nas unidades da Zona Sul da SE/SPM, especificamente nas subordinadas às GERAEs 03 e 08, por 90 dias. Essa medida visa permitir uma revisão e análise mais detalhadas do cadastro dos logradouros, a fim de aprimorar o serviço de distribuição.

2. Inclusão de Limitadores de Percurso: Além da revisão do cadastro, será incluído um limitador do tamanho da percorrida na realização dos SDs (8km), garantindo uma distribuição mais eficiente, segura e atentando-se à questão da saúde dos trabalhadores.

3. Acompanhamento Sindical e Ritmo de Trabalho: As entidades sindicais serão envolvidas no processo, com aviso prévio de 30 dias e seguindo todos os ritos cruciais e obrigatórios para o início do acompanhamento nas unidades das GERAEs 03 e 08, garantindo transparência e participação dos trabalhadores no processo durante o período de suspensão do SD/SDE e outras medidas implementadas.

4. Reforço na Segurança Operacional – Restrição da Distribuição: Estão em andamento ações para garantir a segurança dos trabalhadores, incluindo a orientação aos gestores das unidades pela restrição da distribuição de objetos de alto valor agregado por carteiros pedestres.

5. Reforço na Segurança Operacional – Medidas de Prevenção: Além da restrição na distribuição, medidas de prevenção estão sendo ampliadas na região de maior vulnerabilidade, com a contratação de uma empresa de segurança, remanejamento de escoltas e a intensificação do uso de rastreadores de carga.

6. Parceria com Órgãos de Segurança Pública: Os Correios estão intensificando a cooperação com os órgãos de segurança pública, solicitando o aumento das rondas ostensivas nas áreas com maiores índices de ocorrências de delitos contra os carteiros. Além disso, na data de hoje, foi realizada uma reunião no 27º Batalhão da PM com o Major Cleber e Capitão Chagas e os representantes da empresa e da área de segurança para debater sobre a insegurança que assola os carteiros e medidas para coibir e dar maior segurança aos trabalhadores durante a realização das atividades externas.

7. Regularização e Emissão de CAT: Todas as ocorrências de assaltos aos empregados estão sendo registradas e as Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) estão sendo regularizadas e emitidas imediatamente, garantindo o devido suporte aos trabalhadores afetados.

8. Implantação da Entrega Matutina: Em conformidade com o acordo coletivo de trabalho, estão sendo iniciadas as discussões sobre a implantação da entrega matutina dos distritos pedestres. Uma comissão envolvendo o SINDICATO está elaborando uma proposta para a retomada dessa modalidade de entrega.

9. Contratação de Funcionários e Concurso Público: Após ameaça de greve dos trabalhadores, foi anunciada e publicada no site oficial dos Correios que uma comissão organizadora irá conduzir um concurso público previsto para ocorrer ainda em 2024. Essa comissão será responsável por definir a quantidade, tipos e locais das vagas, além de realizar o processo de licitação para contratação da banca organizadora.

10. Melhorias nas Condições de Trabalho e Infraestrutura: Após anos de descaso na zona sul, o sindicato tem cobrado melhorias e a SE/SPM irá investir na revitalização e adaptação da infraestrutura das unidades de distribuição na Zona Sul. Obras iniciaram e irão iniciar em várias unidades, dentre elas o: CDD Capela do Socorro, CDD Parque Cocaia, CDD Bosque da Saúde, CDD Veleiros, CDD Ipiranga, CDD Campo Belo, CEE Vila Nova Santa Catarina, CEE Moema, CDD Vila Olímpia, CTCE Santo Amaro, AC Capela do Socorro, AC Itaim Bibi e AC Vila Das Mercês, visando proporcionar melhores condições de trabalho aos trabalhadores.

Diante desses avanços sem precedentes, que representam conquistas significativas para os trabalhadores dos Correios da Zona Sul, é importante reconhecer o empenho e a determinação demonstrados ao longo da mobilização. Parabenizamos todos os envolvidos por se manterem firmes e unidos na busca por melhores condições de trabalho e segurança.

Como resultado desse esforço coletivo, O SINTECT-SP se compromete a permanecer vigilante e atento ao cumprimento de todos os itens elencados pela empresa nos documentos, garantindo que as melhorias prometidas sejam efetivamente implementadas em benefício de todos os trabalhadores.

Esses avanços demonstram que os trabalhadores da Zona Sul de São Paulo se destacam como uma referência de luta, visto que nenhuma outra região no Brasil obteve progressos tão significativos até o momento.