Outubro Rosa é importante para a defesa da saúde da mulher trabalhadora
Notícia publicada dia 03/10/2025 18:32
Tamanho da fonte:
O SINTECT-SP se coloca na linha de frente das lutas por direitos e pelo bem-estar da das ecetistas e de todas as mulheres trabalhadoras, e nesse sentido divulga a campanha do Outubro rosa, importante para a conscientização e a prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais atinge as mulheres

O Outubro Rosa cumpre papel importante na mobilização e na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
Quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama apresenta chances de cura que podem ultrapassar os 90%. Quanto mais mulheres são incentivadas a realizar os exames regularmente, maior é a chance de identificar a doença precocemente.
Para o Sindicato, participar dessa campanha e garantir sua ampla divulgação entre a categoria é parte da luta pela saúde e bem-estar da mulher trabalhadora, diretamente relacionada com a defesa de melhores condições de trabalho e de vida.
Também é importante para exigir que a empresa realize campanhas preventivas, incentive e apoie, inclusive financeiramente, a realização dos exames pelas trabalhadoras. Essa luta ganha ainda mais importância nesse momento em que a direção da empresa negligencia o plano de saúde da categoria e deixa milhares sem atendimento adequado.
Ao apoiar e divulgar o Outubro Rosa, o SINTECT-SP vai além das lutas econômicas. Se coloca também como um agente de transformação social, combatendo uma doença que afeta diretamente a vida, a produtividade e as condições de vida das trabalhadoras.
A campanha defende, primordialmente, a conscientização sobre a doença e a necessidade de exames regulares, como a mamografia e o autoexame e contribui para:
Redução da Mortalidade: O diagnóstico precoce aumenta drasticamente as taxas de sobrevida.
Quebra de Tabus: A discussão aberta sobre a doença no ambiente sindical incentiva a busca por ajuda e desmistifica o câncer.
Melhoria do Acesso: O Sindicato pode atuar na pressão por melhores serviços de saúde e mais vagas para exames nas clínicas e hospitais.