Abandono e descaso da empresa no Complexo Vila Maria leva a acidente com elevador

Notícia publicada dia 07/01/2016 23:15

Por falta de manutenção, elevador parou no CTE com vários trabalhadores dentro. Eles ficaram cerca de 50 minutos esperando resgate. Sem ar condicionado, alguns começaram a passar mal devido ao forte calor. Não havia ninguém da manutenção no setor. Os próprios trabalhadores do setor tiveram de providenciar o resgate, já que a empresa mais uma vez deixou os trabalhadores do setor no abandono.

Trabalhadora passa mal no Cofesa - 07-01-2016O acidente com o elevador traz à tona o abandono e o descaso com a direção da empresa trata os trabalhadores do Complexo.Revela que nem a revisão periódica obrigatória dos elevadores tem sido realizada.

O Sindicato vem denunciando esta absurda situação há tempos. Entre ofícios, protestos e paralisações, já são várias as ações exigindo soluções. E nada da direção da ECT mudar sua atitude de descaso e o abandono.

Também no CTE Vila Maria, que faz parte do Complexo, houve paralisação recente pelo afastamento da gerente devido à prática constante de assédio moral e ao autoritarismo.

(clique aqui e confira alguns protestos recentes dos trabalhadores do COFESA).

Protesto e luta

O Sindicato realizará uma assembleia com os trabalhadores nos próximos dias para debater os problemas e as medidas a serem tomadas. Vamos cobrar soluções da coordenadoria do COFESA, da Diretoria Regional SP e da direção da empresa em Brasília.
Além da luta, que pode ter até paralisação, se necessário haverá denúncia no Ministério do Trabalho que haja fiscalização e a unidade seja lacrada por faltas de condições de trabalho.

Assédio moral, péssimas condições de trabalho, falta de segurança:
Veja a lista com alguns dos problemas do setor:
  • Más condições de trabalho;
  • Falta de água;
  • Problemas de instalações elétricas (interna e externa);
  • Banheiros em péssimas condições;
  • Assédio moral constante;
  • Restrições de acesso as dependências internas (CTC, CTE, CTO, CEE);
  • Remoção dos veículos de trabalho obsoletos estacionados, se degradando e juntando lixo, ratos e mosquitos;
  • Falta de isolamento térmico (manta térmica para altas temperaturas);
  • A necessidade de uma ambulância equipada, e com enfermeiro plantonista para o terceiro turno;
  • Entrada social;
  • Pavimentação e demarcação de solo e vertical;
  • Segurança e monitoramento na parte externa do complexo;
  • Restaurante e/ou Lanchonete;
  • Revitalização da área destinada ao lazer (churrasqueira, quadra);
  • Estudo e redimensionamento das vagas destinadas a veículos particulares.
Veja abaixo o vídeo gravado pelos próprios trabalhadores: