SINTECT/SP em audiência de mediação sobre a PLR no Ministério Público do Trabalho

Notícia publicada dia 25/04/2013 00:59

No dia 23/04/2013 ocorreu uma Audiência de Mediação sobre a PLR no Ministério Público do Trabalho, em Brasília, atendendo à um pedido protocolado pela FINDECT. Após 6 horas de intenso debate, a direção da Empresa deixou claro que está irredutível, e não quer aceitar mudanças nos critérios que ela criou para beneficiar uns poucos privilegiados, enquanto prejudica muitos trabalhadores.

Os representantes sindicais deixaram claro ao Ministério Público do Trabalho a sua discordância em vincular o pagamento da PLR ao GCR, que é mais uma forma de manipulação e coação da Empresa em cima dos trabalhadores, que são avaliados de forma subjetiva, e sem o direito legal de questionar tal avaliação. Foi lembrado ao Ministério Público que as avaliações dos funcionários através do GCR enfrenta diversos questionamentos legais. Os representantes sindicais também destacaram que a destinação de 10% do montante da PLR a ser paga a um grupo reduzido, como “Parcela Estratégica”, caracteriza uma prática discriminatória.

Os representantes da FINDECT esclareceram ao Ministério Público que foram pouquíssimas as vezes em que a ECT negociou de fato a PLR, e que quando ocorreram negociações a PLR foi paga sem vinculação ao GCR e outros critérios prejudiciais, como ocorreu em 2011, o que comprova que a Empresa tem como melhorar a sua proposta. Foi lembrado também que de acordo com a posição do DEST (Departamento de Controle das Estatais do Ministério do Planejamento) seria aceita a proposta negociada entre a direção da Empresa e as representações dos trabalhadores, o que deixa claro que é a ECT que não quer negociar.

Mesmo após muito debate, a Empresa se manteve intransigente na sua proposta de PLR. Diante do impasse o Ministério Público do Trabalho fez uma proposta baseada na da empresa: passar a parcela estratégica de 10% para 8%; alterar a meta corporativa de 30% para 50% e formar uma comissão paritária para discutir os excluídos pelo GCR. Veja abaixo a ata completa da reunião:

Clique neste link e veja a ata completa da reunião

No entendimento da FINDECT, essa proposta ainda é muito ruim. É quase a mesma apresentada pela Empresa e já rejeitada pelos trabalhadores. Por esse motivo é fundamental a mobilização da categoria para pressionar a direção dos Correios, e a presença de todos na Assembleia marcada para o dia 2 de maio.

Foi marcada uma nova reunião entre o Ministério Público, a Empresa e a FINDECT no dia 30 de abril sobre a PLR.

SE NÃO HOUVER AVANÇOS CONCRETOS NA PLR, É MOBILIZAR PARA A GREVE A PARTIR DA ASSEMBLEIA DO DIA 2 DE MAIO!!!

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS