Onda de calor desumana: Carteiros aguardam respostas, enquanto a direção da ECT se refugia no ar condicionado

Notícia publicada dia 16/11/2023 13:25

O que os Correios estão fazendo para enfrentar ondas de calor extremo e proteger os trabalhadores? Desde setembro, os trabalhadores da base do SINTECT-SP enfrentam o calor escaldante em meio às solicitações sem respostas efetivas dos Correios. O PMU apresentado no dia 25/09, *acesse o link desta matéria que apresentou propostas e solicitações de flexibilização no horário da distribuição por conta das altas temperaturas causados pelo aquecimento global, aguarda respostas, enquanto novas demandas por ar condicionado, ventilação aprimorada, mais bebedouros e solução para problemas na limpeza são cobradas.

No dia 25/09, o SINTECT-SP apresentou solicitações cruciais para amenizar os efeitos do calor extremo sobre os carteiros, medidas até agora ignoradas pela direção dos Correios. Além das propostas já mencionadas, o sindicato destaca a urgência de:

1 – Implantação de Entrega Matutina Imediata:
O Sindicato reforça a necessidade urgente da implantação imediata da entrega matutina. Essa medida visa reduzir a exposição ao sol e ao calor, impactando diretamente na saúde e produtividade dos trabalhadores. O pedido, apresentado no dia 25/09, aguarda uma resposta da empresa, que até agora permanece omissa diante da urgência dessa demanda.

2 – Fornecimento de camisetas térmicas com proteção UV:
Para garantir a segurança dos trabalhadores diante da exposição aos raios ultravioleta, o Sindicato propõe o fornecimento de camisetas térmicas com proteção UV. Essa iniciativa busca prevenir danos causados pela radiação solar, contribuindo para a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

3 – Restrição na saída dos carteiros nos horários críticos:
Considerando a elevada incidência de raios ultravioleta durante os horários mais quentes do dia, o Sindicato propõe a implementação de restrições na saída dos carteiros para as ruas durante esses períodos críticos. Essa medida visa resguardar os trabalhadores e reduzir os riscos associados à exposição excessiva ao sol.

4 – Campanhas educativas e distribuição de informativos:
A promoção de campanhas educativas e a distribuição de informativos são propostas essenciais para orientar os trabalhadores sobre prevenção e proteção solar. Além de compartilhar informações sobre cuidados essenciais, essas iniciativas contribuem para a conscientização e o cuidado com a saúde dos trabalhadores.

5 – Novas Solicitações para Melhorias nas Condições de Trabalho:
Além das demandas já destacadas, o Sindicato agora está pressionando por melhorias substanciais nas condições de trabalho:

6 – Instalação de Ar Condicionado nas Unidades:
A instalação de ar condicionado nas unidades é uma medida crucial para proporcionar ambientes mais saudáveis e confortáveis para os trabalhadores. Diante das altas temperaturas, essa ação minimizaria significativamente o impacto nas jornadas diárias dos trabalhadores.

7 – Melhorias na ventilação dos setores:
A garantia de ambientes de trabalho arejados é fundamental para proporcionar alívio durante as jornadas diárias. A implementação de melhorias na ventilação dos setores contribuiria para a criação de condições mais adequadas e confortáveis.

8 – Aumento na quantidade de bebedouros:
Assegurar uma hidratação adequada diante das condições climáticas adversas é essencial. O aumento na quantidade de bebedouros nas unidades visa proporcionar fácil acesso à água, contribuindo para a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

9 – Solução para problemas na limpeza das unidades:
A precariedade na limpeza, derivada de problemas na regularização dos pagamentos das funcionárias, requer uma resposta imediata para manter ambientes de trabalho dignos. A solução para esses problemas é crucial para garantir condições laborais adequadas.

Enquanto os trabalhadores enfrentam condições desumanas nas ruas e dentro de setores insalubres, a direção dos Correios permanece omissa, refugiando-se nas salas com ar condicionado. Esta disparidade evidencia a lacuna no comprometimento da ECT com o bem-estar e as condições laborais dos trabalhadores.

A falta de respostas às demandas do Sindicato revela uma postura negligente por parte da direção da empresa. O SINTECT-SP propõe a realização de uma reunião emergencial e reafirma a importância dessas solicitações, não apenas por questões trabalhistas, mas também humanitárias. A ECT deve reconhecer a urgência do problema e tomar medidas concretas para garantir um ambiente de trabalho seguro, saudável e digno.

Inconsistências no Acordo Coletivo:
É crucial ressaltar que a entrega matutina não está garantida no atual acordo coletivo. O SINTECT-SP e a FINDECT cobram a correção dessas inconsistências para que os trabalhadores possam ter segurança em um acordo coletivo que traga benefício e garantia do cumprimento dos seus direitos.