Carteiros convivem com medo

Notícia publicada dia 23/07/2012 12:05

Os carteiros de Osasco e região querem que os Correios adotem as escoltas de seguranças particulares armados a carros de entrega da companhia, como feito recentemente em áreas consideradas perigosas da Capital.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Similares de São Paulo e Região Postal de Sorocaba (Sintect/SP), Osasco e Carapicuíba lideram o ranking de entregadores roubados na região, com casos quase diários.

“Já nos reunimos com representantes da Polícia Militar, da empresa, e nada foi feito até agora”, diz Luiz Carlos Rodrigues, o Índio, diretor do Sintect/SP na região.

“Temos casos de trabalhadores que já sofreram 18, 19 assaltos. Há muitos afastamentos devido a traumas psicológicos após os roubos”, completa o sindicalista.

Os assaltos aos carteiros aumentam junto ao crescimento das vendas pela internet. “Andamos com cada vez mais objetos de valor, muito visados pelos criminosos”, afirma Índio.

Roubos são frequentes em Osasco e Carapicuíba

De acordo com o sindicato, no primeiro semestre desse ano foram registrados mais de 250 roubos, mais de um por dia. “Não tem o que fazer. Os bandidos chegam, ameaçam, às vezes agridem, e a gente entrega tudo e faz o Boletim de Ocorrência”, conta um carteiro que diz já ter sido assaltado.

A maioria dos casos ocorre com funcionários dos serviços Sedex e de entrega de encomendas de valor e documentos.

Em conversas com os Correios, os funcionários já reivindicaram que os carteiros “pedestres” não carregassem mais itens de valor e que todos os veículos da companhia passassem a ter escolta, entre outras. “A empresa diz que o gasto com escolta é alto”, lamenta Rodrigues.
Os Correios devem indenizar os clientes que têm a encomenda roubada.

Outro lado

Em nota à imprensa, os Correios afirmam trabalhar em conjunto com autoridades locais, como as Polícias Militar e Civil, contra os roubos de encomendas. Além disso, são feitos investimentos em tecnologia de rastreamento de cargas.

Leandro Conceição para o Visão Oeste em 13 de julho de 2012